Torquato Neto ganha vida nos palcos em peça encenada e dirigida por Tuca Andrada

Tuca Andrada em Let's Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Matheus José Maria

A partir desta quinta (2111) até 15 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil receberá a peça “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, que celebra a obra do poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972), uma das figuras centrais do movimento Tropicalista. O espetáculo marca o retorno do ator Tuca Andrada ao teatro e à direção, e oferece uma experiência multifacetada que mistura poesia, música, debate e uma leitura única da trajetória de Torquato Neto.

Tuca Andrada, que também assina o texto da peça, divide a direção com Maria Paula Costa Rêgo, fundadora do Grupo Grial de Dança. Inspirado na antologia “Torquatália”, de Paulo Roberto Pires, o projeto mergulha na vasta produção de Torquato, incluindo seus poemas, parcerias musicais, crônicas jornalísticas e até mesmo trechos de um diário escrito durante sua internação em um hospital psiquiátrico.

Tuca Andrada em Let's Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Matheus José Maria
Tuca Andrada em Let’s Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Matheus José Maria

Uma experiência imersiva

Com uma proposta cênica que elimina a tradicional “quarta parede”, a encenação ocorre em uma arena, permitindo ao público estar no centro da ação. Ao longo dos 80 minutos de apresentação, Tuca Andrada costura trechos da obra de Torquato com canções icônicas compostas pelo poeta, como “Louvação” e “Geleia Geral” (com Gilberto Gil), e “Mamãe Coragem” e “Nenhuma Dor” (com Caetano Veloso). As músicas são interpretadas ao vivo por Andrada, acompanhado pelos músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite.

A peça é dividida em duas partes. Na primeira, o ator compartilha suas impressões pessoais sobre o poeta, enquanto na segunda parte o público é convidado a participar ativamente, fazendo perguntas, críticas e observações, o que garante um espetáculo renovado a cada sessão.

Tuca Andrada em Let's Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Ashlley Melo
Tuca Andrada em Let’s Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Ashlley Melo

Torquato Neto: uma figura inclassificável

“Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo” não se limita a seguir uma narrativa biográfica convencional. Em vez disso, explora as múltiplas possibilidades artísticas que Torquato Neto evocava, sem tentar decifrar o enigma que cercava sua vida e obra. A liberdade de interpretação é a chave do espetáculo, que captura a essência disruptiva e inovadora do poeta.

Após estrear no Recife em março do ano passado e passar por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a peça chega a Brasília como parte de sua turnê pelos Centros Culturais Banco do Brasil.

Acessibilidade e transporte
A ação “Vem pro CCBB” oferece transporte gratuito para o público, com vans saindo da Biblioteca Nacional em horários específicos. Além disso, a sessão do dia 7 de dezembro contará com tradução para Libras.

Tuca Andrada em Let's Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Matheus José Maria
Tuca Andrada em Let’s Paly ou Vamos Brincar Daquilo. Crédito: Matheus José Maria

Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo
De 21/11 a 15/12, de quinta a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 18h30, na Galeria 4 do CCBB. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Informações: (61) 3108-7600 | [email protected] | ccbb.com.br/br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.