Câmara de Dirigentes Lojistas lança livro sobre a W3 Sul

54154499547 5e21bfca8a c

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF) lançou, nesta quinta-feira (21), o livro “W3: O ícone do varejo no Distrito Federal”. O lançamento da obra ocorreu no fim da manhã, no Palácio do Buriti, com a presença de autoridades locais, dentre elas a do governador Ibaneis Rocha e representantes da CDL/DF.

O livro conta a história da W3 Sul, de forma detalhada, passando pelas diversas fases da avenida, como a sua criação, apogeu, decadência e revitalização. Sendo uma conquista dos lojistas e da CDL/DF, o local passou por reformas na parte comercial. A revitalização da via era uma demanda antiga dos comerciantes, que conseguiram que o Governo do Distrito Federal (GDF) começasse as obras em 2019, tendo a participação ativa da Câmara dos Lojistas nas etapas de restauração do espaço.

Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha exaltou a parceria do GDF com os empresários, e destacou que quando passar o período de chuvas será trocada toda a pavimentação asfáltica da W3 Sul e Norte. “Queremos deixar as avenidas totalmente revitalizadas. Também vamos fazer outras melhorias na W3 Norte, como foi feito na W3 Sul. Nós levamos esse projeto de revitalização das vias para as principais áreas de comércio do DF”, disse Ibaneis.

ibaneis
Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

O governador também lembrou que em sua gestão, já foram feitas outras entregas aos comerciantes, como a da Avenida Paranoá. Outras estão em andamento, conforme detalhou Ibaneis. “Eu estive essa semana no Núcleo Bandeirante, e as obras da avenida principal da região já se iniciaram e vamos ter outro ponto importante do comércio do DF totalmente revitalizado”, falou Ibaneis. “O Túnel de Taguatinga era um sonho da população, demorou e deu trabalho, mas é uma grande realidade que temos hoje no DF”, acrescentou o chefe do Executivo.

Ibaneis também prometeu concluir as obras da Hélio Prates e do Setor Comercial Sul no próximo ano. “Nós temos em torno de R$ 8 bilhões por ano para investir em obras, coisa que não existia no passado. Agora, estamos investindo em todas as cidades do DF porque acreditamos que com investimento geramos mais emprego e renda, além de dar mais conforto para a população carente”, completou o governador.

Sobre a W3 Sul

A W3 Sul foi projetada por Lúcio Costa para servir como uma via de serviços para atender moradores das superquadras. Ao longo do tempo a avenida se transformou no coração comercial de Brasília, passando a ser o principal eixo do comércio da capital federal. O livro sobre a via tem como objetivo preservar as memórias do local. A obra conta com relatos de pioneiros e comerciantes, com foco em resgatar o passado e reforçar a importância da W3 Sul como um símbolo de tradição e inovação no comércio de Brasília.

“Foi um trabalho que começou em 2019. Nós conseguimos fazer essa revitalização, e o governador Ibaneis apoiou e fez as reformas necessárias na avenida. O compromisso nosso era contar a história do comércio W3 Sul, e assim fizemos neste livro, com os relatos da sua criação, apogeu, decadência e revitalização. O livro tem muitas fotos e depoimentos de empresários que participaram do dia a dia da avenida. Fica esse livro para a sociedade de Brasília, para a cultura, turismo e lojistas”, comentou o presidente da CDL/DF Wagner da Silveira.

A iniciativa do livro partiu do presidente do Conselho Consultivo da CDL/DF José Carlos Magalhães, que surgiu durante uma conversa com o governador Ibaneis. “A história desse livro começou quando, numa reunião com o governador, falávamos sobre as obras da W3 e ele garantiu que não iriam parar, que faria o possível para continuar, mesmo com a pandemia. Naquele momento, senti que precisávamos escrever um livro para mostrar a vontade de todos que amam Brasília e se importam com a cidade”, lembrou Magalhães.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.