Higiene bucal inadequada está ligada a doenças cardíacas, cognitivas e emocionais, alerta especialista

higiene bucal

Você sabia que a má saúde bucal pode reduzir a qualidade de vida e aumentar o risco de depressão e hipertensão? Estudos recentes sugerem que a falta de higiene dos dentes pode contribuir para problemas cognitivos, fator de risco para demência. Uma pesquisa publicada na Science Advances revela que a bactéria Porphyromonas gingivalis* comum em infecções bucais, pode aumentar a produção de beta-amiloide – proteína acumulada em cérebros com Alzheimer. Segundo a Dra. Maria Letícia Bucchianeri, dentista com especialização em periodontia, “essas bactérias, presentes na boca, se proliferam mais facilmente quando a higiene oral é deficiente, agravando a saúde.”

Além disso, um estudo do Journal of the American Geriatrics Society observou que o estresse eleva a xerostomia, ou secura extrema na boca, em idosos, associando esse quadro a diabetes e problemas cardíacos. A pesquisa, com 2.713 sino-americanos acima de 60 anos, revelou que 47,8% dos participantes apresentaram sintomas bucais relacionados ao declínio cognitivo e à perda de memória.

Para a Dra. Bucchianeri, os impactos da saúde bucal se refletem em múltiplos sistemas do corpo. “O cuidado bucal, com escovação e fio dental, ajuda a controlar infecções e inflamações que, se não tratadas, podem desencadear problemas em outras áreas, inclusive o sistema cardiovascular”, explica. A especialista ainda aponta que, ao fortalecer os cuidados bucais, é possível não só evitar complicações locais, mas também preservar a saúde geral e o bem-estar cognitivo e emocional dos indivíduos. “Precisamos entender que a saúde bucal não é um elemento dissociado da saúde sistêmica, que é mantida através do equilíbrio entre os diversos órgãos do nosso corpo”.

Para uma boa saúde bucal e prevenção de doenças sistêmicas, a Dra. Maria Letícia Bucchianeri orienta cuidados essenciais diários. Ela recomenda a escovação após as refeições, usando creme dental com flúor, e o uso do fio dental uma vez ao dia para remover bactérias e restos de alimentos entre os dentes, prevenindo infecções gengivais e sistêmicas. Além disso, a Dra. Bucchianeri afirma: “Visitas regulares ao dentista são fundamentais para detectar problemas precocemente, ajudando a preservar não só a saúde bucal, mas também o bem-estar geral”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.