Inmet emite alerta de chuva intensa para ao menos 12 estados

chuva

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na manhã desta quinta-feira (21) um alerta de previsão para chuvas intensas que atinge áreas 12 estados.

O alerta laranja, de perigo potencial de chuva, vale ao menos até a manhã desta sexta-feira (22).

A previsão é de até 100 mm de acumulado de chuva em 24 horas e ventos intensos, de até 100 km/h para estas regiões.

O instituto aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Há estados inteiros -como Mato Grosso e Rondônia, além do Distrito Federal- sob este alerta.

De acordo com o órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a região metropolitana de São Paulo está com alerta amarelo, de perigo potencial para chuva, onde o acumulado previsto em 24 horas pode chegar a 50 mm ao dia e ventos de até 60 km/h.

O alerta amarelo também vale para o litoral paulista.

A Climatempo afirma que a chuva deve ganhar força sobre o Rio de Janeiro e Espírito Santo nestes dias -a previsão de instabilidade vai ao menos até domingo (25).

Conforme a agência, uma frente fria formada no litoral do Sudeste, associada a um cavado (sistema que intensifica a variação dos ventos em altos níveis da atmosfera), provoca a instabilidade.

“Além disso, a passagem da frente fria pelo litoral redirecionará o transporte de umidade da faixa norte do Brasil para a faixa sudeste, potencializando ainda mais as condições para chuvas volumosas”, diz a Climatempo.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, a temperatura apresenta declínio nesta quinta -a previsão é que oscile entre 18°C e 24°C na capital paulista.

Nesta sexta, aponta o CGE, o sistema frontal se afasta em direção aos demais estados do sudeste, porém na capital paulista, os ventos úmidos que sopram do mar contra a faixa leste do estado mantêm o céu com muitas nuvens.

Essa condição vai proporcionar a ocorrência de chuva fraca ocasional ao longo do dia. A temperatura máxima não deve superar os 21°C. Os índices de umidade do ar seguem elevados com valores mínimos acima dos 70%.

O fim de semana na região metropolitana de São Paulo deve ter pancadas isoladas de chuva e a temperatura volta a subir no domingo, com previsão de chegar próxima dos 30°C na segunda-feira (26).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.