Terceira edição do Dia do Cidadão da DPDF chega à Rodoviária do Plano Piloto nesta sexta-feira (22/11)

img 2420 1536x1024

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove a terceira edição do Dia do Cidadão nesta sexta-feira (22/11) e neste sábado (23/11), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.

O intuito do evento é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. Além disso, a instituição ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das Unidades Móveis de Atendimento Itinerante estará no local para dar apoio aos atendimentos.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a ação é importante também para acolher essas pessoas, que têm a oportunidade de resolver suas demandas em um só dia. “O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, explicou.

O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, destaca que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação. Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”, afirmou.

A Defensora Pública chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis, de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, explica que o evento ainda viabiliza oportunidades profissionais ao público em situação de vulnerabilidade. “Não é um serviço jurídico, mas igualmente importante para o bem-estar das pessoas. Os atendimentos oferecidos são todos humanizados e integrados, focados na promoção da cidadania e qualidade de vida à população do DF”, concluiu.

Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. O morador do Arapoanga, em Planaltina, conta que veio ao evento em busca de oportunidade profissional. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento. É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”, agradeceu.

Serviços oferecidos

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, CTPS Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ofertará serviços sociais. Serão 30 senhas para o atendimento da população. O Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE-DF) oferecerá serviços relativos à orientação do trabalhador, ao apoio ao trabalhador desempregado e ao fornecimento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) à comunidade interessada. Por fim, haverá também corte de cabelo e barba.

Novembro Azul

O Novembro Azul é a campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de próstata. A ação teve origem na Austrália, em 2003.

Com informações da DPDF

Adicionar aos favoritos o Link permanente.