Vereadores querem regulamentar uso de patinetes

A Câmara de Vereadores de Camboriú aprovou em primeira votação o projeto de lei que regulamenta o uso de patinetes elétricos na cidade. A proposta busca melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no trânsito com a circulação desses equipamentos. O projeto ainda passa pela segunda votação, mas vereadores sugeriram a realização de uma audiência pública para debater o tema com a comunidade e entidades locais, como a Polícia Militar, que é responsável pela fiscalização do trânsito na cidade.

Entre as preocupações levantadas pelos parlamentares estão a falta de efetivo para fiscalização e a inexistência de um órgão municipal específico, como uma guarda de trânsito, para monitorar o uso de patinetes. A proposta foi elaborada tendo como referência as normas implementadas em Balneário Camboriú, em 2019, e Itapema, em 2023. 

O projeto estabelece regras como limites de velocidade de até 6 km/h em áreas de pedestres e 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas. Também determina o uso obrigatório de capacete e a instalação de velocímetro e sinalização noturna e dianteira nos equipamentos.

A lei aprovada também proíbe o uso dos patinetes por mais de uma pessoa, com exceção de um adulto acompanhado de uma criança de até 10 anos. 

Conforme a resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada no ano passado, a circulação de patinetes pode ser autorizada pelos órgãos de trânsito em áreas de pedestres e ciclofaixas, desde que sejam respeitados os limites de velocidade. Não há exigência de registro, licenciamento ou emplacamento dos equipamentos.

The post Vereadores querem regulamentar uso de patinetes appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.