Na reta final do Brasileirão, a 34ª rodada deixou a disputa entre o líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras ainda mais acirrada. O time carioca, que chegou a abrir vantagem de 6 pontos, vacilou nos últimos jogos, empatando em casa com o rebaixado Cuiabá e, ontem, também ficou no 0 x 0 com o Atlético-MG.
O Palmeiras ganhou do Bahia, em Salvador, e a diferença caiu para 2 pontos. O torcedor botafoguense – por mais que tente mostrar confiança e otimismo – não consegue tirar da cabeça a frustração que aconteceu em 2023, quando deixou o título escapar nas últimas rodadas.
A situação agora está assim: o Botafogo tem 69 pontos, restando os seguintes compromissos: Vitória (em casa), Palmeiras (fora), Inter (fora) e São Paulo (em casa). O Palmeiras jogará contra o Atlético-GO (fora), Botafogo (em casa), Cruzeiro (fora) e Fluminense (em casa).
Eu acho que o caminho do Botafogo é teoricamente mais difícil, não apenas pelos adversários que enfrentará fora de casa, mas, sobretudo, pela final da Libertadores, dia 30, contra o Atlético. Em algum momento o técnico Artur Jorge vai precisar poupar um ou outro titular.
Após os jogos desta quarta-feira (20), foi como se o Palmeiras tivesse mandado um recado para o Botafogo: “Ainda estou aqui!” – lembrando o título do filme brasileiro que pode ganhar o Oscar no ano que vem.
O Palmeiras depende apenas dele para ser campeão. E, na verdade, a decisão do Campeonato Brasileiro vai acontecer na próxima terça-feira (26), as 21h30, quando receberá o Botafogo no Allianz Parque.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]