
Nesta quarta-feira (20), os ventos ganharam força no litoral de Santa Catarina, intensificando a agitação marítima em toda a costa e elevando o risco de ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. A Defesa Civil do Estado alerta que o risco permanece alto devido à ventania intensa e à forte movimentação no mar.

Ventania intensa derruba árvores no Litoral de SC e Defesa Civil alerta para risco de ressaca – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
Segundo o órgão, os ventos persistem com direção sudeste e leste, apresentando velocidade média entre 30 e 50 km/h e rajadas que podem alcançar 75 km/h.
A previsão indica que, a partir de quinta-feira (21) e sexta-feira (22), os ventos devem perder intensidade no litoral. No entanto, o mar continuará agitado, exigindo atenção redobrada de pescadores e navegantes em toda a costa catarinense.
Bombeiros revelam locais atingidos por ventania intensa
Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), algumas regiões foram afetadas pelas ventanias, a ponto de árvores, que estavam em risco, caírem. Felizmente, não houve vítimas. Veja abaixo os locais atingidos, segundo o órgão:
Palhoça
- 08:30 – Ponte do Imaruim, na rua José Peres – Ocorrência: árvore caída em via pública.
- 14:46 – Jardim Eldorado, na rua Cruz e Souza – Ocorrência: árvore caiu em cima de um toldo.
Biguaçu
- 12:37 – Guaporanga, na rua Bento Francisco – Ocorrência: árvore em via pública.
Florianópolis
- 13:51 – Trindade, na rua José Francisco Dias Areias – Ocorrência: árvore em via pública.
- 14:42 – Ribeirão da Ilha, na rodovia Baldicero Filomeno – Ocorrência: árvore em via pública.
São José
- 15:44 – Areias, na rua João Manuel da Silva – Ocorrência: árvore escorada na residência.
Governador Celso Ramos
- 15:53 – Ganchos de Fora, na rua dos Navegantes – Ocorrência: averiguação de árvore em residência.
Recomendações para a população após alerta
A Defesa Civil recomenda à população que, durante a ventania intensa, evite atividades como navegação, pesca, esportes marítimos e banhos de mar. Além disso, caminhadas e pedaladas ao longo da orla devem ser evitadas, especialmente se as ondas estiverem atingindo a ciclovia.
Caso os ventos se intensifiquem, é essencial buscar abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Defesa Civil recomenda como população deve agir após ventania intensa – Foto: Canva/Divulgação/ND