Por que o número de inscritos no ENEM caiu tanto nos últimos 10 anos?


Procura em queda nas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio pode indicar jovens “menos empolgados” com o Ensino Superior
Crédito: Divulgação
Um estudo aprofundado dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela um preocupante declínio na participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os anos de 2013 e 2023, observou-se uma redução de 45,6% no número de inscritos, evidenciando uma tendência preocupante que merece uma análise mais detalhada.
Essa queda significativa pode estar relacionada a diversos fatores, como a desvalorização do ensino superior, as dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias brasileiras, a perda de credibilidade em relação ao exame e as incertezas quanto ao futuro profissional,
“Muitos não têm interesse. Não é comum que seus pais ou familiares tenham ensino superior. Então, no máximo, querem terminar o ensino médio e ingressar no mercado”, explica a coordenadora de políticas educacionais da organização não governamental Todos pela Educação, Natália Fregonesi.
Além disso, falta conhecimento sobre as oportunidades do exame:
“Muitos enxergam como mais uma prova. Não vão atrás de entender que há diversos cursos, inclusive, com cotas para quem vem de escolas públicas”, completou.
Apesar disso, fazer uma graduação continua sendo uma das maneiras mais confiáveis de se destacar no mundo corporativo.
Com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e reduzir as desigualdades educacionais, o Programa de Incentivo ao Ensino Superior Brasileiro (PIESB) oferece uma oportunidade única para estudantes do interior de São Paulo.
Através de parcerias com diversas empresas, o PIESB disponibiliza bolsas de estudo com descontos de até 65% em renomadas instituições de ensino a distância. Para participar, basta realizar sua inscrição gratuita no site piesbonline.com.br e aguardar a análise do seu perfil socioeconômico. No último ano, mais de 5 mil estudantes foram beneficiados com essa iniciativa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.