Posição da Rússia é que guerra nuclear não acontecerá, diz ministro

brazil g20 summit

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a posição russa é que a guerra nuclear não acontecerá, em entrevista coletiva em cúpula de reunião do G20, que acontece no Rio de Janeiro. A fala acontece após a Rússia assinar a versão atualizada da doutrina nuclear de Moscou.

Durante a coletiva, Lavrov afirmou estar convencido de que a arma nuclear funciona como um “impedimento” para que não aconteçam ataques em território russo.

O ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, prometeu que a Rússia responderá em conformidade ao disparo de mísseis ATACMS de longo alcance pela Ucrânia, estimando que os Estados Unidos estão envolvidos nestes ataques que abrem uma “nova fase” da guerra.

“Se houver um lançamento de mísseis de longo alcance da Ucrânia em direção ao território russo, significa que estes são operados por especialistas militares dos Estados Unidos. Consideramos que esta é uma nova fase da guerra do Ocidente contra a Rússia e reagiremos em conformidade”, Lavrov declarou à imprensa no Rio de Janeiro, após a cúpula do G20.

bur/nn/mel/fp/aa

© Agence France-Presse e Estadão conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.