A importância de Carlos Drummond de Andrade na cultura do país é um dos pontos em destaque na nossa literatura. É um dos mais conhecidos poetas brasileiros e admirado por gerações. Ele trouxe uma visão universal das diferentes maneiras de comunicação, contribuindo assim para o alargamento de nossos pensamentos. O fato é que ele soube expressar sua poesia com imenso brilhantismo.
Carlos Drummond de Andrade, um homem simples, mas que sempre teve preocupação de fazer das palavras na literatura, segue sendo um instrumento de comunicação e afeto entre as pessoas. Sua firme convicção e o amor que ele tinha pelas palavras, pela natureza e pelo campo, foram fatores que despertaram para a leitura, até porque ninguém aprende a gostar da leitura por decreto, mas sim por afeto. Aprendi ainda a dar forma a sonhos pois não há projeto na vida, que antes não tenha começado com um sonho.
Suas poesias, seus contos, suas crônicas e artigos jamais serão esquecidos, por isso mesmo, ele está há muitos anos instalado no patamar mais nobre da nossa literatura.
Drummond veio ao mundo como um homem diferenciado. Nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Logo cedo, já começava demonstrar seu interesse pelas letras. Sem dúvida, um dos maiores poetas brasileiros do século XX, que neste ano completaria 122 anos.
É inegável que ao adentrarmos mais no mundo e no trabalho de Drummond, maior é a sensação de estarmos penetrando na sua sensibilidade literária. Ele despertava para o mundo através de obras magníficas voltadas para o amor e solidariedade. Enfim, traduzia de forma clara sentimentos profundos digno de um poeta que estava muito à frente de seu tempo.
É importante lembrar alguns momentos que marcaram a vida do nosso importante poeta: Em 1979, foi criado em Itabira-MG, o jornal “O Cometa Itabirano” por jovens adolescentes que prestavam homenagens ao ilustre Itabirano Carlos Drummond de Andrade que, naquele momento, já estava na cidade do Rio de Janeiro. Ao receber a primeira edição do jornal, ele dizia que o jornal ajudaria Itabira e passou a colaborar com poemas inéditos.
Itabira possui um museu a céu aberto, onde resgata e contempla a literatura. Na entrada da cidade possui um mural com a poesia intitulada “A ilusão do migrante”. Também existe em Itabira a estátua de bronze de Drummond em frente a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, semelhante àquela de Copacabana, no Rio de Janeiro, visitada por turistas, inclusive por mim.
Outro fato importante é a existência do Memorial Carlos Drummond de Andrade, projeto de Oscar Niemeyer, conservando memórias e riquezas do poeta.
A riqueza de um país se traduz através da educação e cultura de seu povo. É justamente para celebrar essa forma positiva que homenageamos Drummond, ser humano poeta que viveu com fundamental vocação literária procurando assim inspirar o ser humano a acreditar na própria história.
Marinaldo Guimarães, advogado e auditor