Terapia para Migrantes no DF

Um homem em conversa com terapeuta, psicóloga

O projeto Navegantes, da psicóloga brasiliense Bárbara Andrade, que oferece apoio psicológico e desenvolvimento profissional para migrantes, refugiados e empresas em 23 países do mundo, busca investidores para expandir o atendimento e criar uma startup. O intuito é proporcionar uma transição saudável e consciente para aqueles que buscam ter qualidade de vida em país diferente do seu de origem.

No Brasil, o projeto está presente em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo e atua em cinco frentes diferentes: palestras, psicoterapia para indivíduos e casais, consultoria para empresas estrangeiras, adaptação à cultura local e mobilidade global. As palestras geralmente tratam de temas relacionados à imigração, como os desafios enfrentados e a gestão de expatriados. Ações coletivas baseada na psicologia intercultural também são realizadas.

Para a psicóloga, atravessar culturas exige mais do que apenas aprender uma nova língua ou encontrar trabalho, sendo preciso desenvolver resiliência emocional e social. Por isso, o projeto se compromete em ajudar as pessoas a enfrentarem novos horizontes com confiança, por meio da oferta de escuta ativa e acolhedora. Especificamente em Brasília, a equipe é composta por quatro especialistas da área.

“A Navegantes é uma empresa híbrida e grande parte dos atendimentos são pagos, mas trabalhamos com uma cota de atendimentos sociais. Para 2025, temos projetos específicos programados para que a gente consiga acolher o maior número possível de migrantes que têm algum tipo de vulnerabilidade ou dificuldade”, destacou Bárbara, em entrevista ao Jornal de Brasília.

“Além disso, temos um grupo terapêutico de mulheres migrantes de língua portuguesa, que vai voltar a acontecer e queremos oferecer isso ou gratuitamente ou com taxa de inscrição muito baixa”, acrescentou. Interessados em participar ou apoiar o projeto podem obter mais informações pelo número (61) 99688-2612, pelo site https://naveganttes.com.br e também pelo e-mail [email protected].

Como surgiu

A iniciativa surgiu em 2021 como um ecossistema de saúde mental. O objetivo é conectar, de forma segura e autônoma, pessoas e empresas em movimento. Atualmente, a Navegantes é uma rede intercontinental que oferece atendimento em 23 países dos seis continentes. Alguns deles são Alemanha, Inglaterra, Portugal, China, Malásia, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina, Peru e Angola.

O termo “Navegar” foi escolhido por Bárbara por sua alusão à travessia, referindo-se não apenas a deslocamentos físicos, mas também a viagens emocionais e psicológicas. A ideia reflete uma visão inspiradora e humanista sobre a transição entre diferentes culturas e experiências. A Navegantes remete tanto à exploração exterior quanto à exploração interior, reforçando a importância do apoio psicológico e do desenvolvimento de competências.

“Quando a gente fala de migração, é um tema que tem foco em controle de fronteira, direitos, documentação, trabalho, mas pouco se fala sobre a saúde mental dessas pessoas. O projeto vai em direção a oferecer esse cuidado para pessoas que muitas vezes não podem priorizar isso. Muitos migrantes ficam longe da família, longe das pessoas que amam e eles precisam de um senso de comunidade”, contou Bárbara.

Bárbara Andrade é psicóloga intercultural de Brasília e filha de migrantes. Ela é autora do podcast “Ponto de Partida”, uma ferramenta voltada para quem está em movimento pelo mundo. O podcast integra um projeto diversificado e multidisciplinar, que inclui o perfil @escutababi no Instagram, com textos, lives e informações voltadas para mulheres que decidem imigrar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.