Ibaneis lamenta explosões na Praça dos Três Poderes

ibaneis

Nesta quarta-feira (13), duas explosões foram ouvidas em regiões próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados. Um corpo foi encontrado na Praça dos Três Poderes. As explosões se tratavam de um carro que explodiu com diversos fogos de artifício dentro próximo ao Anexo IV da Câmara, e um ataque manual efetuado próximo ao STF. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), que está de licença na Itália, lamentou o ocorrido e considerou a situação como ‘muito grave’.

“Muito grave o que acaba de ocorrer na Praça dos Três poderes e no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Todas as unidades de segurança e de inteligência do Governo do Distrito Federal estão orientadas a agir com rigor e celeridade para identificar o autor ou autores, bem como a motivação para esses ataques”, afirmou o mandatário através de suas redes sociais.

A vice-governadora do DF Celina Leão (PP), concedeu uma coletiva de imprensa algumas horas após as explosões, onde esclareceu alguns fatos. “O primeiro ato que aconteceu foi a explosão do carro, depois o cidadão, que ainda não teve a identidade confirmada, pois ainda não periciaram o corpo, que continua com artefatos, se aproximou do Supremo, tentou entrar no prédio e não conseguiu, momento em que a bomba explodiu na porta do local”.

Segundo ela, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) agiu de imediato, e o governo do DF está em contato com os chefes dos Poderes e de Segurança do país. “A PMDF agiu no momento do ocorrido. Temos um grupo de ação de trabalho montado. Falei com o presidente do Supremo [ministro Luis Roberto Barroso] e com o ministro da Justiça [Ricardo Lewandowski]”.

Com retorno oficialmente marcado para domingo, é esperado que Ibaneis agora retorne antes disso, nesta sexta-feira (15). Quando questionada sobre essa possibilidade, Celina disse que ainda não foi informada oficialmente.

“Ele ainda não confirmou essa informação para mim. Mas, acredito que diante da demanda e do acontecimento, acredito que ele volte sim. Ele tem as informações e sabe o que está acontecendo, sabe que temos controle das nossas forças de segurança”, disse.

A principal linha de investigação sugere que a autoria dos ataques e o corpo são do ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), na cidade de Rio do Sul (Santa Catarina), Francisco Wanderley Luiz, ou Tiü França, como se apresentava nas redes sociais. Isso porque o nome do homem está ligado ao carro responsável pela primeira explosão no local.

“Minha total solidariedade às autoridades e servidores dos três poderes, desejando que a segurança de todos seja prontamente restabelecida”, finalizou Ibaneis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.