Família autoriza doação de coração de bebê após afogamento em MT

A família do pequeno Nicolas Valentim, de apenas 1 ano e 8 meses, autorizou a doação do coração do bebê após sua morte por afogamento em um acidente doméstico. A captação do órgão aconteceu nesta terça-feira (12), no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), e o coração foi doado para um paciente da mesma idade no Paraná.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Mato Grosso realiza a captação de vários órgãos, mas, atualmente, apenas os transplantes de córneas são realizados no estado. Para os demais, como o coração, a Central Nacional de Transplantes é responsável por coordenar a logística de doação e encontrar receptores compatíveis.

A pediatra Inajara Marinho, que acompanhou todo o processo, explicou que o hospital segue rigorosos protocolos para a realização dos testes antes de enviar o pedido à central nacional. O médico pediatra Pedro Magalhães ressaltou a urgência do transporte, destacando que o coração precisa ser transplantado em até quatro horas. Para isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizada para garantir o rápido deslocamento do órgão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.