Durante um encontro realizado nesta terça-feira, 12, no Palácio do Planalto com a presença de senadores, deputados federais e representantes do Amazonas, o presidente Lula confirmou um investimento aguardado há anos: a repavimentação da BR-319, estrada crucial para a integração entre Manaus e o restante do país.
A notícia foi anunciada pelo deputado federal Saullo Vianna, que participou da reunião ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida. Para a bancada, a estrada é muito mais do que uma obra de infraestrutura; representa uma necessidade básica para quem vive no Amazonas, especialmente em situações de emergência, como a que ocorreu durante a pandemia, quando o isolamento causado pela precariedade da estrada afetou profundamente a população.
Caso Lula cumpra a promessa, representará um golpe violento na ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O licenciamento para as obras já está liberado, mas Marina não permite a continuidade das obras, dizendo que ela representará uma ameaça ao meio ambiente e servirá apenas para os moradores de Manaus passearem de carro – quando, na verdade, é a única forma de abastecimento live da cidade e de escoamento da Zona Franca.