Plano Piloto: Tecnologia ecológica em obras de pavimentação aumenta a durabilidade das vias

Foto: Kiko Paz/Novacap

A ligação entre as vias L2 Sul e L2 Norte, no trecho conhecido como Buraco do Tatuí, no centro de Brasília, entrou em uma nova etapa de execução. Desde a última segunda-feira, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou a aplicação de mais 6 quilômetros de nova pavimentação no local. O investimento total da obra é de R$ 7 milhões.

Para reduzir os impactos no trânsito da área central da cidade, a maior parte dos serviços está sendo realizada no período noturno. Enquanto a Novacap atua com o recapeamento asfáltico, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) executou o pavimento rígido em concreto no interior do túnel, em uma ação conjunta para revitalizar essa importante ligação viária.

Um dos diferenciais desta fase é o uso das chamadas ecogrelhas, uma tecnologia que consiste em uma malha de fibra de vidro instalada sob o asfalto. Esse material tem a função de distribuir melhor as tensões sobre o pavimento, evitar o surgimento de trincas e aumentar a durabilidade da via, reduzindo a necessidade de reparos frequentes.

“As ecogrelhas são uma medida eficaz para garantir a durabilidade das obras. Estamos executando os trabalhos com planejamento e foco na mobilidade urbana, assegurando avanços importantes com o menor impacto possível no trânsito da capital”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Até agora, as obras já contemplaram o trecho entre as quadras 404 e 408. A próxima frente de trabalho será aberta nas imediações da entrada da L1, próximo ao acesso que liga o Aeroporto Internacional ao Eixo Monumental.

O que são ecogrelhas?

Também chamadas de geogrelhas, essas estruturas são materiais geossintéticos utilizados como reforço estrutural entre as camadas do pavimento. Fabricadas com malha de alta resistência à tração, as ecogrelhas ajudam a conter as tensões que normalmente causariam rachaduras no asfalto. A tecnologia contribui para aumentar a vida útil das vias e reduz os custos com manutenção a longo prazo.

Com informações da Novacap

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