Golden Retriever fica grávida e tutora descobre que pai é um Shih Tzu


Dona da cachorra conta que cruza ocorreu em hotel de cães em Joinville e que deduziu paternidade ao ver lista de cães não castrados. Caso viralizou na internet. Golden Retriever fica grávida, e tutora descobre que pai é um Shih Tzu
Os tutores de uma golden retriever de Joinville, no Norte de Santa Catarina, tiveram uma surpresa ao descobrir que a cachorra de 45 kg engravidou enquanto a família estava em uma viagem de férias. E o mais inusitado, segundo Marcia Tasca: de um cão de porte pequeno, da raça shih tzu, que tem entre 4 a 7,5kg em média na vida adulta.
“Nem passou pela minha cabeça que ela pudesse estar grávida. Eu descobri a gravidez quando a minha golden já estava com 50 dias [de gestação]”, contou a dona.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Após a descoberta, Marcia começou a ligar pontos e fazer contas para descobrir o possível genitor. Ela deduziu que o cruzamento ocorreu no hotel para pets onde a cachorra passou dois finais de semana hospedada. Ao questionar se havia algum outro cão não castrado nas mesmas datas, soube do shih tzu. O caso viralizou na internet, onde alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações (veja mais abaixo).
🐶 Nina, como é chamada a golden retriever, deu à luz nove filhotes, em 20 de setembro, e foi castrada logo após a cesárea. Ao g1, Marcia disse que preferiu não informar aos tutores do shih tzu, e que arcou com os custos envolvendo gestação, pós-cirúrgico e cuidados iniciais dos filhotes.
Além disso, a tutora relatou que um filhote da ninhada nasceu bem menor do que os outros, com quase um terço do tamanho, e foi chamado de “Zé Milagre”. Ele está com 1 kg, segundo a tutora, enquanto que os demais têm 2,8 kg com pouco mais de 30 dias (foto abaixo).
“O veterinário falou que sendo pai shih tzu, faz total sentido esse cachorrinho ter nascido desse tamanho e ter vingado”.
Um dos filhotes nasceu bem menor que os outros
Arquivo pessoal
🦮 O golden retriever é uma raça de porte grande que tem, em média, 30 kg na vida adulta; já o shih tzu, é de porte pequeno, e tem entre 4,5 a 7,5 kg, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A instituição também fala sobre a altura média das raças:
golden retriever: entre 56 – 61 cm para machos, e 51 – 56 cm para fêmeas;
shih tzu: : não mais que 27 cm.
🦴 Todos já foram adotados, e devem ir para suas novas casas quando completarem 40 ou 45 dias.
Viralizou
Filhotes de ‘golden-shih tzu” viralizam na web
Reprodução/Redes sociais
Enquanto eles crescem, com diferenças de tamanho, os internautas se divertem com a história. O caso viralizou após uma amiga da tutora, Catharina Lima, divulgar o caso no X (antigo Twitter).
“Sim, um shih-tzu teve a ousadia e alegria de encarar uma golden”, brincou. A publicação alcançou mais 3,5 milhões de visualizações na tarde de quarta-feira (23).
🐕 A gravidez
Ao g1, Marcia contou que, em julho, saiu para passar 15 dias com a família nos Estados Unidos. Ela chamou uma pessoa de confiança para cuidar de Nina durante os dias de semana. Nos sábados e domingos, a golden ficou em um hotel de pets.
“E, por acaso, nesse período, ela entrou no cio”, comentou.
A família voltou ao Brasil em 20 de julho, mas a gravidez não foi descoberta logo de cara – só com 50 dias de gestação, aproximadamente, quando Márcia notou uma rigidez na barriga da cachorra. A gestação de cachorros vai de 60 a 64 dias. Nesse caso, os filhotes nasceram com 62 dias.
“Eu pensei: meu Deus! Mandei mensagem para veterinária na hora: ‘Letícia, eu acho que a Nina está com tumor’. Como eu não sabia que ela tinha entrado no cio, nem passou pela minha cabeça a gravidez”, relembra.
Golden Retriever fica grávida e tutora deduz que pai é um Shih Tzu
Mirele Fotografia/ Divulgação
No dia seguinte, Nina foi levada à clínica veterinária, e a gravidez foi constatada.
“Eu falei que não tinha como, que ela não entrou no cio. Mas aí me deu um estalo. Mandei mensagem para a moça que ficou com ela e perguntei: ‘você lembra se ela entrou no cio?’. E ela disse: ‘Márcia, agora tu falando, eu acho que entrou'”.
Ela disse que chegou a ver sangue na cachorra, mas achou que era uma pata machucada, e limpou.
🤔 Quem é o pai?
A veterinária Letícia Condeixa, que atendeu Nina e cuidou da reta final da gestação, disse que no ultrassom foi possível estimar o tempo de gravidez pelas medidas dos filhotes.
A tutora, com essas informações, pediu para a equipe do hotel identificar os machos não castrados hospedados na mesma época. Juntos, chegaram deduziram que o pai seria o shih-tzu, que esteve no local no último final de semana da viagem da família Tasca.
“Eles são a cara dela, só que a pelagem é do pai. É impressionante. Com exceção do pequenininho, nenhum deles saiu com aquele focinho ‘chato’, mas a pelagem é todinha do pai, as patinhas brancas, as artes brancas também no peito”.
A veterinária Letícia diz que os filhotes provavelmente terão porte médio para grande. “Com exceção de um, que tem a metade do peso dos irmãos”.
Apesar de inusitado, esse cruzamento por si só não torna a gestação de risco, conforme a especialista. “O suposto pai é de porte pequeno, e ela é de porte grande. O risco seria se fosse o contrário”.
Nina e seus filhotes
Mirele Fotografia
Tutora organizou um ensaio fotográfico para a mãe e os filhotes
Mirele Fotografia/ Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.