Motorista do ES se empolga com CNH definitiva e pede para ser abordada pela PM em blitz; veja vídeo


Recém-habilitada, Paula Heitor, 32 anos, recebeu a CNH definitiva um dia antes de passar pela operação da polícia no centro de Guaçuí, no Sul do Espírito Santo. Motorista se emociona ao ser parada em blitz de trânsito em Guaçuí
A empreendedora Paula Heitor, de 32 anos, dirigia no centro de Guaçuí, no Sul do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (22), quando foi parada em uma blitz da Polícia Militar. O que para muitos poderia ser motivo de preocupação, para ela foi um misto de empolgação e realização de um sonho. O momento foi registrado pela mãe e a emoção da motorista diante dos policiais fez o vídeo viralizar.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Paula contou que tirou a carteira de motorista em outubro do ano passado. Desde então, dirigia com o documento provisório. Nesta segunda-feira (21), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva chegou. Já no dia seguinte ela foi parada pela polícia.
“Eu estava vindo da casa do meu irmão quando passei pela Praça da Matriz. Dei a primeira volta, vi a blitz, mas não fui parada. Então, dei a volta de novo, passei a segunda vez e deu certo. Fui parada”, contou.
Motorista se emociona ao ser abordada pela PM em blitz de trânsito no Espírito Santo.
Redes sociais
Mas você deve estar se perguntando: por que essa vontade de ser parada em uma blitz? Esse sonho, na verdade, veio para reparar um erro antigo cometido pela empreendedora. Aos 19 anos, mas ainda sem carteira, ela dirigia o carro do pai quando foi parada pela polícia. Na ocasião, a irregularidade foi constatada e ele acabou sendo multado.
“Já fui parada uma vez sem carteira e veio a multa. Então, queria muito parar estando com tudo certinho! […] Fiquei um ano com a provisória, vivia com medo de qualquer problema, não pegava estrada… Então, quando eu vi a blitz, quis parar! Eu fiz o vídeo para mandar para o meu esposo e o meu pai”.
LEIA TAMBÉM:
Aluna perde controle da direção e prova do Detran termina em acidente com três carros de autoescola no ES
Prefeito reeleito de Afonso Claudio, no ES, é alvo de tentativa de homicídio e carro é atingido por tiros
Paula falou ainda que os policiais foram bastante profissionais, mas, ao mesmo tempo, até brincaram dizendo que ela poderia passar pelo local novamente que eles ainda assim poderiam pará-la uma segunda vez.
“Eles foram muito profissionais, muito educados. E brincaram, falaram que eu podia voltar que eles me paravam de novo. Até tiramos uma foto! Eles disseram que nunca viram ninguém com sonho de ser parado em uma blitz”, contou.
O vídeo foi parar em uma rede social do Batalhão de Polícia da região, compartilhado por uma amiga da Paula, que é policial. Segundo a motorista, somando as redes sociais e sites de notícias da região, são mais de 100 mil visualizações.
“O legal é que tem gente me mandando direct dizendo que sempre sonhou em ser parado, que tem carteira há muitos anos e nunca passou por isso, e que eu realizei um sonho de muita gente. Não imaginei isso”.
Paula com o seu instrutor da autoescola, em outubro de 2023, quando passou na prova prática do Detran.
Arquivo pessoal
Alerta para motorista sem habilitação
O Terceiro Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, responsável pelos policiais da abordagem, compartilhou o vídeo da Paula nas redes sociais de maneira bem humorada e aproveitou para fazer um alerta aos motoristas.
“Quem nunca quis passar por isso em uma blitz de trânsito? Kk
Um vídeo descontraído e também educativo. Parabéns a condutora Paula Heitor por estar em dia com suas obrigações. No trânsito, o motorista não possui somente direitos, mas também deveres, assim é importante respeitar as leis de trânsito para uma direção mais segura.
Possuir o documento de habilitação atualizado é a garantia de que o condutor está apto para trafegar nas vias de trânsito, pois garante que o mesmo passou por todos os processos de aprendizagem e treinamento antes de estar ao volante”, escreveu o batalhão.
A página aproveitou também para reforçar o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala sobre dirigir sem possuir CNH.
“O artigo 309 do CTB ressalta que dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano, pode resultar em detenção, de seis meses a um ano, ou multa. Considerada uma infração gravíssima, o condutor flagrado cometendo a infração está sujeito uma multa de R$ 880,41. Além disso, de ter o veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado”.
LEIA TAMBÉM:
Carnaval de Vitória 2025: calendário dos ensaios técnicos é divulgado; confira as datas
Dentista do ES recebe galo de presente após atender homem que pediu ajuda em posto de saúde: ‘gesto lindo e transformador’
Já dirigir sem portar CNH, no momento da blitz, também é uma infração.
“Caso o condutor seja abordado em uma ação de fiscalização de trânsito, e estiver sem a CNH, ou se órgão não conseguir verificar sua habilitação no sistema, será enquadrado em infração de nível leve, multa de R$ 88,38 e três pontos adicionados. Em ação administrativa, o veículo pode ser retido até a apresentação do documento”.
Na falta do documento físico, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser utilizado para apresentação da versão digital.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.