
Imagens de segurança registram violência dias antes de operação de esvaziamento. Comerciante filma e denuncia violência das GCMs no Centro de SP; Vídeo mostra ação
Câmeras de segurança instaladas em comércios do centro de São Paulo flagraram cenas de violência envolvendo agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) nos dias que antecederam uma operação de esvaziamento na região. As imagens mostram abordagens agressivas a moradores de rua e usuários de drogas.
Um dos comerciantes, Valdeíso de Lima, dono de uma das câmeras, conversou com o Profissão Repórter.
“Os guardas civis metropolitanos agridem com murros, com cacetetes. Eles são extremamente agressivos aqui no Centro de São Paulo.”
Valdeíso também afirma ter sido agredido por um guarda após filmar uma abordagem violenta contra um homem em situação de rua.
“Eu sou prova viva. Em frente a um dos meus comércios, eles me agrediram porque eu estava filmando um deles agredindo um usuário do outro lado da rua. Ele saiu de lá e veio me agredir no meu comércio”, relatou.
Comerciante filma GCM agredindo homem em situação de rua no Centro de SP
Reprodução/TV Globo
No vídeo, é possível ouvir o diálogo entre o comerciante e um dos agentes:
Agente: Você está filmando a gente ali?
Valdeíson: Estou.
Agente: Pega o seu documento. Passa aqui.
Valdeíson: Não, não pega na minha blusa, não.
Logo após o diálogo, um barulho é ouvido, e a imagem é interrompida.
“Amiga protetora de quem? Porque se você é protetor, por que vai agredir? Seja usuário ou morador, por que está agredindo? Você se acha acima da lei?”, questionou.
Após perceber estar sendo filmado, GCM aborda comerciante
Reprodução/TV Globo
Usuários denunciam agressões
O Profissão Repórter também conversou com usuários que ainda permanecem na região. Um deles relatou ter sido agredido por um agente da GCM:
“Me deu um murro na cara e falou que, se me pegar aqui no Centro, vão quebrar minhas pernas”, contou.
Ao ser questionado sobre as denúncias, o secretário de Segurança Pública Urbana de São Paulo, Orlando Morando, repudiou as agressões:
“Nós não vamos aceitar isso. A minha orientação ao comando da Guarda é clara: estamos lá para proteger, fiscalizar e acompanhar, não para agredir. Qualquer desvio de conduta será levado à Corregedoria, como já está sendo feito com os agentes envolvidos nas últimas imagens. Se comprovadas as agressões, eles serão punidos conforme o estatuto da GCM da cidade de São Paulo.”
Câmera de segurança flagra GCM agredindo pessoa em situação de rua na Cracolândia
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Edição de 27/05/2025
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter: