Missão: Impossível 8 abraça a paranoia e o exagero

Chegou aos cinemas brasileiros no último dia 22 de maio o oitavo, e possivelmente último, capítulo de Missão: Impossível – uma das franquias mais bem sucedidas da história do cinema norte-americano. Depois de quase 30 anos do lançamento do primeiro longa, os 62 anos de Tom Cruise e seu icônico Ethan Hunt anunciam que está na hora de dizer adeus. O tom de despedida de O Acerto Final é, portanto, utilizado como se fosse um guarda-chuva, a fim de cobrir todos os demais elementos dessa história, que brinca com o medo do avanço tecnológico e das tensões entre nações comandadas por presidentes que flertam com o autoritarismo e o militarismo.

Localizado logo após os acontecimentos de Acerto de Contas, Missão: Impossível 8 acompanha as últimas tentativas de Ethan de impedir que uma guerra nuclear ocorra de maneira sincronizada entre países com alto poder de destruição. Depois de ter desenvolvido “consciência” e invadido o sistema global de computadores, a inteligência artificial apelidada de Entidade colocou os países em um cenário de conflito de informações, onde não se sabe o que é verdade ou mentira – já que a realidade é alterada em tempo real na internet. Para além disso, a tecnologia avança gradativamente contra o comando bélico de países como Rússia, Israel e Estados Unidos, com o objetivo (literal) de tomá-los para, então, destruir o planeta.

O sentimento de que os personagens da FMI (Força Missão Impossível) estão encarando a sua provável última missão é, ao mesmo tempo, o fantasma e o acerto emocional do filme. O desafio de encerrar uma franquia com quase três décadas de história e com alguns dos melhores longas de ação do século soa tão grande quanto derrotar um inimigo invisível que em questão de poucos dias pode pôr um fim a existência humana na terra. Posto isso, a decisão do diretor Christopher McQuarrie é de dobrar a aposta, fazendo com que o impossível seja mais uma vez o centro de tudo o que há de melhor na franquia.

O Acerto Final abraça a paranoia contemporânea e o exagero para pôr fim à jornada de seus personagens. O filme faz uso de uma discussão assustadoramente real sobre o avanço da I.A e a influência dessas ferramentas na tensão entre estados que aguardam o mínimo de motivo para entrarem em guerra. Além disso, aposta na maior “montanha” a ser escalada por Ethan Hunt e seus companheiros de Força, onde não apenas o inimigo se apresenta como o mais mortal de toda a franquia como, também, a única solução possível para o problema depende de uma decisão a ser tomada em algumas poucas frações de segundo.

Missão: Impossível 8 abraça a paranoia e o exagero

Missão: Impossível 8 é o reconhecimento do absurdo estabelecido por seus antecessores. Tom Cruise se cristaliza na condição de maior estrela de ação de Hollywood e protagoniza duas das melhores cenas de todos os oito filmes: um mergulho no mar congelado rumo a um submarino abandonado, filmado de forma tão bela quanto amedrontadora, e uma longa perseguição em um avião de pequeno porte, onde Ethan e seu “intérprete” estão lutando contra a própria força e a gravidade que lhes empurra para fora.

A grandiosidade da obra não faz, no entanto, com que o O Acerto Final seja o melhor filme da franquia. O longa não é tão elegante ou sensual quanto o dirigido por Brian de Palma em 1996, tampouco mais empolgante e equilibrado do que Efeito Fallout e Nação Secreta. De mais a mais, escorrega na ingrata missão de querer voltar em cada um dos seus antecessores para se despedir, o que nem sempre funciona e toma tempo demais para quem corre contra o cronômetro.

Ainda assim, Missão: Impossível 8 é uma despedida (ou um aceno para o fim) extremamente digno de uma franquia que por vezes ajudou a elevar, ao seu modo, o gênero de ação norte-americano – com criatividade, sentimento e exagero. O que começou na década de 1990 com o que hoje parece um desafio pequeno, ganhou proporções inimagináveis, provando mais uma vez que o cinema não precisa estar fundamentalmente atrelado ao realismo – ainda que brinque com ele em prédios gigantescos e aviões a alturas enormes.

Nota: 4/5

Me siga no Twitter, Instagram e Letterboxd para acompanhar mais dicas sobre cinema.

Missão: Impossível – O Acerto Final está disponível nos cinemas. Confira o trailer:

The post Missão: Impossível 8 abraça a paranoia e o exagero appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.