É possível manter um físico satisfatório mesmo tendo uma rotina agitada e cheia de compromissos? Segundo o influenciador Pedro Gui, conhecido por seus vídeos de humor envolvendo assuntos fitness, tudo depende do foco e força de vontade da pessoa em questão. Para ele, a manutenção do shape está diretamente ligada à constância na dieta e nos treinos.
“Realmente, é muito difícil para quem trabalha, estuda, cuida de casa ou tem outras responsabilidades encontrar tempo para treinar. Mas é preciso entender que o pior momento é sempre o começo. Quando você toma a decisão de mudar e encaixar o treino como prioridade na sua rotina, as coisas começam a fluir. O corpo e a mente se acostumam, e o que parecia pesado passa a fazer parte do seu dia a dia, como escovar os dentes. E não precisa achar que tem que treinar horas — treino eficiente é aquele que você faz, nem que sejam 40, 50 minutos bem feitos”, explica.

Pedro diz que, em casos de agenda cheia, a dificuldade para seguir a dieta é até maior do que para manter uma rotina de exercícios físicos: “Alguém que trabalha e estuda, por exemplo, fica praticamente o dia todo na rua, e manter a dieta acaba sendo mais desafiador. Ter que sair com bolsas e bolsas de marmita dá trabalho, tem a questão do tempo pra preparar e até de onde armazenar. Mas, se você realmente tem um objetivo, você acha um jeito. Hoje em dia tem muitas opções práticas, desde escolher restaurantes com comidas mais caseiras até opções que você pode carregar, como castanhas, frutas, ovos cozidos, proteína em pó… A logística é chata, mas os resultados vêm pra quem não abre mão do que quer”.

Na opinião do influencer, nem sempre é possível manter a dieta 100% regrada e isso não deve ser encarado como um problema. Pedro diz que o segredo está em fazer o melhor que você puder naquele momento e revela algumas dicas importantes: “Procure comer limpo. Um prato com arroz, feijão, salada e um filé de frango ou carne magra você acha fácil em qualquer restaurante, até nos mais simples. E no treino, foque em constância, não em perfeição. Melhor treinar três vezes na semana de forma consistente do que tentar cinco, não conseguir e se frustrar. Além disso, organize sua semana escolhendo dias e horários fixos para o treino, como se fosse um compromisso de trabalho”.
Por fim, o criador de conteúdo, que reduziu a gordura corporal de 30% para 9% no período de um ano, abre um pouco da sua rotina e de como conseguiu realizar tal feito: “Hoje minha rotina é bem mais tranquila, mas quando tô na rua gravando o dia todo, acabo comendo fora e não sigo a dieta 100%. Mas, como falei, sempre busco me alimentar bem. Antes da internet, eu tinha uma vida bem corrida, saía do trabalho às 18h e ia direto pra academia, porque sabia que se passasse em casa, não ia sair mais. Na alimentação, sempre tentei seguir o plano da melhor forma possível: levava ovos cozidos, frango desfiado, batata-doce… dava trabalho preparar tudo todo dia, mas foi necessário pra criar disciplina. E é isso que digo pra quem me segue: não é fácil, não é rápido, mas é possível. E depois que vira hábito, você faz no automático”.