Enem 2025 permitirá conclusão do ensino médio para jovens e adultos sem diploma

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 voltou a oferecer a possibilidade de certificação do ensino médio para candidatos jovens e adultos que ainda não concluíram essa etapa. A novidade foi confirmada no edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa sexta-feira (23).

Entre 2009 e 2016, o Enem permitia que estudantes que não tinham terminado o ensino médio utilizassem a prova para obter o certificado de conclusão, desde que alcançassem as notas mínimas exigidas. A partir de 2017, essa função foi transferida exclusivamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), e o Enem passou a se dedicar apenas à avaliação para ingresso no ensino superior.

Agora, com o retorno dessa possibilidade, o exame oferece uma alternativa para aqueles que buscam concluir a educação básica e ingressar no mercado de trabalho ou em cursos técnicos e superiores. Ainda, de acordo com o MEC, facilita o acesso ao diploma por meio de uma avaliação já consolidada e amplamente utilizada em todo o país.

Como conseguir o certificado?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com a Portaria nº 382/2025, há os critérios estabelecidos para a certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência. Primeiramente, o participante deve indicar a pretensão de utilizar os resultados para conclusão do ensino médio e atender aos seguintes requisitos específicos:  

  • alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), conforme o padrão de desempenho básico definido pelo Inep; 
  • alcançar pelo menos 500 pontos na redação; e 
  • ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame. 

Após receber o resultado do Enem, os interessados deverão se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou às instituições estaduais que tenham firmado termo de adesão com o Inep, levando a documentação necessária para solicitar a emissão do certificado. 

Encceja continua

O MEC reforçou que o Encceja continuará existindo e funcionando como instrumento para certificação do ensino fundamental e médio, sendo uma opção para quem prefere um exame específico para essa finalidade.

A previsão é que o Enem 2025 ocorra nos dias 9 e 16 de novembro, com inscrições entre 26 de maio e 6 de junho no site oficial do exame.

O post Enem 2025 permitirá conclusão do ensino médio para jovens e adultos sem diploma apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.