Justiça dos EUA derruba proibição de Trump a alunos estrangeiro em Harvard

us politics trump habba

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

A Justiça dos EUA bloqueou nesta sexta-feira (23) a decisão do governo Trump de proibir que a Universidade de Harvard matricule alunos estrangeiros.

Segundo a decisão, estudantes internacionais podem permanecer matriculados na escola.

A próxima audiência do caso ocorrerá na próxima semana.

A juíza distrital dos EUA, Allison D. Burroughs, concedeu a ordem de restrição temporária.

Mais cedo, a universidade anunciou que acionou a Justiça Federal para tentar reverter a proibição.

Decisão de Trump viola lei e direitos garantidos pela primeira emenda da Constituição dos EUA, diz Harvard. No pedido protocolado nesta sexta-feira, a instituição afirmou que tem direito de rejeitar as exigências que o governo tem feito. Segundo a universidade, os pedidos do republicano têm como intuito “controlar a governança, o currículo e a ‘ideologia’ de seus professores”.

Pedido da universidade era de que Justiça bloqueasse imediatamente a ordem emitida nesta quinta-feira (22). A ordem do serviço de Segurança Nacional dos EUA determinava que a instituição fornecesse “todos os registros e arquivos de áudio e vídeo que envolvam atividades perigosas, ameaçadoras ou ilegais de estudantes estrangeiros matriculados nos últimos cinco anos”. Além disso, outra exigência da gestão do republicano era de que Harvard entregasse todas as filmagens que envolvam protestos dos últimos cinco anos no campus de Cambridge.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.