Aproximadamente 30 dos quase 300 animais resgatados pela Diretoria do Bem-Estar Animal e acolhidos por abrigos conveniados com a Prefeitura de São José são cães da raça Pitbull ou com características físicas semelhantes, como American Bully, Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier e American Staffordshire Terrier. Esses animais enfrentam mais resistência para serem adotados por conta do estigma de agressividade, embora o comportamento canino esteja mais relacionado à criação, socialização e ambiente do que à raça em si.
Na última quinta-feira, o adestrador Murilo Garcia visitou o abrigo Doce Lar, que é conveniado à Prefeitura, para avaliar dez cães que aguardam adoção. Ele analisou o perfil comportamental de cada animal e orientou a equipe do abrigo sobre o tipo de ambiente e tutor mais adequados para cada caso, com o objetivo de facilitar o processo de adoção. Interessados em adotar podem entrar em contato pelo telefone (48) 9 9952-0207.
A permanência prolongada desses cães nos abrigos impede que novos animais em situação de risco sejam acolhidos. Para ajudar a mudar esse cenário, Murilo atua como voluntário, auxiliando na reabilitação e adaptação dos cães para que estejam mais preparados para conviver em novos lares. Problemas como excesso de energia ou dificuldade de seguir comandos podem ser superados com treinamento adequado, aumentando as chances de adoção.
The post Cães Pitbull enfrentam desafios para adoção em São José appeared first on SCTODODIA.