A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realiza, nesta sexta-feira (23/5), a devolução de 430 aparelhos celulares recuperados aos proprietários legítimos. A ação faz parte da terceira edição da Operação Rastreamento Final, que integra a 2ª fase da Operação Mobile, conduzida simultaneamente por diversas polícias civis do país.
Os aparelhos foram recuperados por meio de investigações conduzidas pelos Departamentos de Polícia Circunscricional (DPC) e de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI). A entrega será feita no auditório do edifício-sede da Delegacia-Geral da PCDF, das 10h às 12h.
Novo serviço: Consulta IMEI
Durante o evento, a corporação também lança a ferramenta Consulta IMEI, disponível no site oficial da PCDF (pcdf.df.gov.br/imei). Por meio da plataforma, qualquer pessoa pode informar os 15 dígitos do número IMEI do celular e verificar se há registro de roubo, furto ou outra restrição no sistema da PCDF. A iniciativa busca oferecer mais segurança na compra e venda de aparelhos usados.
As etapas anteriores da operação ocorreram em outubro e dezembro de 2024, quando, respectivamente, 184 e 135 celulares foram devolvidos aos donos. De janeiro de 2021 até maio de 2025, a PCDF já recuperou 13.691 celulares fruto de furtos e roubos no DF.
Alerta contra a receptação
A PCDF reforça a importância de combater a receptação de produtos roubados. Ao adquirir um celular, o comprador deve exigir a nota fiscal e verificar a procedência do aparelho. A corporação alerta que comprar produtos provenientes de crime alimenta a criminalidade e financia outras práticas ilícitas. Qualquer atividade suspeita pode e deve ser denunciada.