
Francisco Alves, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi alvo de ataques virtuais após um vídeo de uma apresentação teatral ser divulgado nas redes sociais pelo deputado estadual de Minas Gerais, Bruno Engler (PL), na última quarta-feira (21).
No vídeo compartilhado pelo parlamentar, um rótulo ironiza o apoio às universidades federais com a frase: “Apoie as universidades federais! As universidades:”. Logo abaixo, a cena exibe a encenação realizada pelo professor e seus alunos em um evento dentro da UFRR.
A publicação gerou milhares de comentários com discursos de ódio e ameaças direcionadas ao professor e aos estudantes envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chorando em um vídeo, o professor relatou que a apresentação fez parte de um evento do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon). No relato, afirmou que ficou chocado com a publicação e pela quantidade de comentários ofensivos. Atualmente, a publicação já conta com mais de 15 mil curtidas e 10 mil comentários.
“Me choca 8 mil comentários de ódio e violência. E dá medo, né? A gente que fica nessa situação do front, a gente fica com muito medo, até de sair de casa. Eu temo pelos meus alunos que fizeram a cena comigo, temo por outros jovens pretos também. Tudo o que a gente quer é fazer educação, letramento racial, e essas pessoas violentas, insanas, querem o nosso extermínio”, relatou Francisco.
Diante da situação, Francisco Alves registrou boletim de ocorrência nessa quinta-feira (22) e deve entrar com ação judicial.
Manifestação da UFRR
Em nota de apoio institucional, a Universidade Federal de Roraima manifestou apoio ao professor e repudiou as tentativas de censura e intimidação. A instituição também reafirmou seu compromisso com a liberdade acadêmica, a livre expressão artística e a autonomia universitária (confira a nota na íntegra abaixo).
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) manifesta seu total apoio ao Prof. Dr. Francisco Alves, docente do curso de Artes Visuais, diante dos ataques injustificados e distorções recentes envolvendo o trabalho artístico e pedagógico desenvolvido junto ao grupo de teatro universitário.
Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade acadêmica, a livre expressão artística e a autonomia universitária, princípios fundamentais para a formação crítica, democrática e plural da nossa comunidade acadêmica.
A UFRR repudia qualquer tentativa de desinformação, censura ou intimidação contra seus docentes, estudantes e projetos institucionais. Defender a universidade pública é defender o conhecimento, a cultura e o futuro do país.
O post Professor de Roraima é alvo de ataques virtuais após deputado divulgar cena teatral feita dentro de universidade apareceu primeiro em Folha BV.