Evento destaca auditoria interna como aliada estratégica para gestão pública eficiente   

auditoria interna

O evento “Subci em maio: o valor da auditoria” foi realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A iniciativa da da Subcontroladoria de Controle Interno (Subci) reuniu auditores dessa área de atuação para troca de experiências e discussão de boas práticas.

“A importância da auditoria é ímpar para qualquer trabalho que o gestor venha a realizar”, comenta o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima. “E estamos debatendo justamente isso ‐ quais são os caminhos que a auditoria precisa alcançar para que possa ajudar seu gestor e, automaticamente, ajude a população do DF a receber bons resultados”, completa o controlador.

A subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, destacou que “a missão da auditoria interna é auxiliar as organizações a aprimorar os seus processos de governança, gerenciamento de riscos e os seus controles, auxiliando dessa forma a instituição e a capacidade de atender o interesse público”.

Com foco na modernização e no fortalecimento da governança, as discussões destacaram como a auditoria contribui para a melhoria contínua dos processos públicos. Representantes de instituições de controle interno participaram de evento que também teve como foco a troca de experiências sobre a adoção do modelo de capacidade de auditoria interna – IA-CM.

Durante o evento, o gerente executivo de Auditoria da Controladoria Geral do Estado da Paraíba e coordenador da Câmara Técnica do IA-CM no Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodolfo Emanuel Lima, apresentou reflexões sobre os impactos positivos da adoção do modelo IA-CM nas atividades desenvolvidas pelas controladorias. Segundo ele, a implantação do modelo, já utilizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), tem contribuído significativamente para o fortalecimento da função de auditoria interna, promovendo maior reconhecimento por parte da gestão e consolidando seu papel como parceira estratégica.
A secretária Federal de Controle Interno Substituta da Controladoria-Geral da União (CGU), Janaína Lucas Ribeiro, relatou, em sua apresentação, os resultados obtidos pela CGU com a adoção de práticas baseadas no IA-CM, destacando a melhoria dos processos e o papel do modelo como instrumento orientador na busca por maior eficiência e maturidade institucional.

Um dos temas centrais foi a importância da auditoria como instrumento de gestão, indo além da fiscalização para se tornar aliada na construção de políticas públicas mais eficazes. Foram compartilhados ciclos completos de auditorias, mostrando como ferramentas tecnológicas e novas abordagens têm elevado a qualidade do trabalho realizado. A integração entre diferentes órgãos de controle foi apontada como caminho para potencializar resultados em benefício da sociedade.

“O papel da auditoria não é apenas apontar os erros do gestor, mas atuar junto a ele para aprimorar a gestão pública. E a transparência é importante nisso, porque dá a sociedade uma satisfação do que está sendo feito pelo gestor”, diz Roberto Rodrigues Portela, auditor de controle interno da CGDF.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.