Escola de Enfermagem da USP cancela aula aberta de astrologia após críticas

ISABELA PALHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A direção da Escola de Enfermagem da USP decidiu cancelar uma aula aberta sobre astrologia, um dia após o evento ser divulgado nas redes sociais e ser alvo de críticas.

A aula intitulada “Astrologia e Desenvolvimento Humano” estava marcada para acontecer no próximo dia 6 e seria ministrada pelos astrólogos Oscar Quiroga e Renata Godoy.

O evento começou a ser divulgado na quarta-feira (21) nos perfis da Escola de Enfermagem nas redes sociais e passou a ser questionado e criticado. Nesta quinta-feira (22), as publicações já tinham sido removidas.

A astrologia é considerada uma pseudociência. Ou seja, apesar de ser apresentada como um campo de estudo com aparência científica, já foi comprovada como falsa pela ciência.

Estudos conduzidos por vários ramos da ciência, incluindo astronomia e estatística, concluíram que não há relação de causa e efeito comprovada, até o momento, entre os movimentos dos astros e o comportamento humano.

Em nota à Folha de S.Paulo, a direção da Escola de Enfermagem disse que “não promoveu, nem promove eventos ou aulas com foco em astrologia e não reconhece essa temática como pertinente à formação em saúde.”

Informou ainda que a aula foi uma “iniciativa isolada, sem chancela institucional”.

Segundo a direção, o evento foi organizado após uma solicitação de estudantes de graduação que participam de aulas de ioga na escola -atividade não curricular que é ofertada dentro da unidade, mas oferecida por uma pessoa externa.

De acordo com a direção, o profissional responsável pelas aulas de ioga sugeriu a uma docente da escola realizar uma roda de conversa sobre o tema “sem a intenção de validar a astrologia como conhecimento científico.”

“Contudo, a forma como o evento foi divulgado, sem o devido enquadramento crítico, levou a Direção a cancelar a atividade e remover imediatamente a divulgação do evento dos canais institucionais. Reforçamos que nossas ações estão sempre pautadas pelo compromisso com a ciência, com a formação crítica e ética dos profissionais e com práticas baseadas em evidências científicas”, diz a nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.