O governador Ibaneis Rocha sancionou o projeto de lei nº 7.671, de 2025, que institui o Dia do Farmacêutico, a ser comemorado anualmente em 5 de maio. A publicação da nova lei ocorreu nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A criação da data reconhece a importância estratégica dos profissionais da área farmacêutica para a promoção da saúde pública, a segurança sanitária, o avanço da pesquisa científica e o bem-estar da população.
“Celebrar o Dia do Farmacêutico reconhece o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde, no cuidado com os pacientes e na garantia da qualidade dos medicamentos”, afirma o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante. “Essa inclusão no Calendário Oficial de Eventos do DF ajuda a valorizar a profissão e a conscientizar a população sobre a importância do trabalho dos farmacêuticos na nossa sociedade.”
A medida também reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o reconhecimento institucional de profissões fundamentais para a sociedade. Além disso, sob a ótica da Secretaria de Turismo (Setur-DF), a inclusão da data no calendário oficial abre novas possibilidades para o fomento do turismo de negócios, científico e acadêmico.
Valorização profissional
Para o titular da Setur-DF, Cristiano Araújo, a criação da data representa uma oportunidade de movimentar a economia local por meio da realização de congressos, seminários, encontros e outros eventos voltados ao setor. “Isso impacta diretamente segmentos como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços”, pontua. “Brasília já dispõe de uma estrutura exemplar para sediar eventos técnicos e científicos. Com essa inclusão no calendário oficial, a cidade se fortalece ainda mais como polo de conhecimento, pesquisa e intercâmbio profissional”.
A valorização de eventos profissionais no calendário oficial do DF contribui para a construção de políticas públicas mais robustas, que envolvem diferentes áreas. Isso reforça o reconhecimento da diversidade dos setores atendidos pelo governo e consolida a imagem de Brasília como uma cidade aberta, acolhedora e que celebra todas as formas de contribuição para o crescimento da sociedade.
Com informações da Secretaria de Turismo