

Incêndio atingiu chiqueiro com 2 mil suínos na madrugada desta quinta-feira (22). – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND
Um produtor de suínos levou um susto e teve prejuízos ainda não estimados na madrugada desta quinta-feira (22) em Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Um incêndio atingiu um chiqueiro com 2 mil suínos na comunidade de Linha Santa Fé Alta, por volta das 3h20, apenas uma hora e meia antes do horário que os animais seriam carregados.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, o fogo destruiu as lonas laterais e de forro de toda a estrutura, além de consumir grande parte das grades plásticas que serviam de piso para os suínos.
Segundo relato do proprietário aos bombeiros, o incêndio pode ter sido provocado por um raio. Ele relatou ter ouvido fortes trovões momentos antes de perceber que as chamas já tomavam conta da estrutura.
Porém, os bombeiros não confirmaram a causa, que deve ser investigada oficialmente por meio de perícia no local.

Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 4 mil litros de água para combater as chamas no chiqueiro com 2 mil suínos. – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND
Incêndio em chiqueiro com 2 mil suínos deixou animais queimados e mortos
No local, os bombeiros encontraram vários animais com queimaduras e, devido aos danos, não foi possível contabilizar o número exato de suínos mortos ou feridos.
Ainda conforme os socorristas, o chiqueiro com 2 mil suínos tem 90 metros de comprimento por 9 metros de largura. Cada animal pesava cerca de 30 kg.
Para controlar as chamas e realizar o rescaldo, foram utilizados aproximadamente 4 mil litros de água. Atenderam a ocorrência as viaturas do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Itapiranga, além do apoio de Iporã do Oeste.