TJDFT declara luto oficial de três dias em razão do falecimento do desembargador J.J. Costa Carvalho

j.j. costa carvalho

Em razão do falecimento do desembargador J.J. Costa Carvalho, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 21/5, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), declara luto oficial de três dias, a partir de 21/5, conforme Portaria GPR 256, publicada na data de hoje.

Segundo o documento, a Bandeira Nacional, a Bandeira do Distrito Federal e a Bandeira do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios ficarão, em todas as edificações do TJDFT, a meio-mastro.

O desembargador J.J. Costa Carvalho faleceu por volta das 5h40, nesta quarta-feira, 21/5, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O magistrado estava internado para tratamento intensivo, após submeter-se a duas cirurgias na região da cabeça. Nesta manhã, apresentou uma crise respiratória seguida de parada cardíaca, não resistindo às complicações.

Em nota de pesar, o TJDFT lamentou profundamente a perda e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas do desembargador J.J Costa Carvalho, cuja trajetória foi marcada pela dedicação à magistratura e ao serviço público.

O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, 22/5, na cidade de Rio Verde, GO. Informações sobre o horário e o local do sepultamento serão divulgadas assim que disponíveis.

Bacharel em Direito pela FADISC – Faculdades Integradas de São Carlos (SP), com especialização em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília, o goiano JOSÉ JACINTO COSTA CARVALHO, natural de Santa Helena do Goiás, tomou posse no TJDFT como juiz de direito substituto em 4 de abril de 1984. Antes de ingressar no Judiciário, atuou como advogado por aproximadamente cinco anos e foi membro do MPDFT por mais 1 ano. Já no Judiciário, foi promovido por merecimento a juiz de direito, em outubro de 1991, e tomou posse como desembargador da Justiça do DF em 19/02/2004. Foi 2° vice-presidente do TJDFT no biênio 2016-2018, membro suplente do TRE/DF, no biênio 2018- 2020, e ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor daquela Corte Eleitoral. No biênio 2022-2024, o desembargador J.J. Costa Carvalho ocupou o cargo de corregedor da Justiça do Distrito Federal.

*Informações do TJDFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.