Sesau fiscaliza empresa que fornece comida à hospitais após paciente encontrar larva em marmita

A fiscalização foi realizada na tarde desta quarta-feira (21). Foto: Ascom/Sesau

A Secretaria de Saúde (Sesau) fiscalizou, na tarde desta quarta-feira (21), a empresa que produz e fornece a alimentação aos hospitais da rede estadual em Boa Vista. A medida foi tomada após uma paciente encontrar larva na comida distribuída no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme a Secretaria, a fiscalização foi realizada tanto no local de produção dos alimentos, uma vez que o serviço é terceirizado, quanto nas unidades hospitalares. A ação contou também com o apoio da Vigilância Sanitária do Estado, que acompanha a fiscalização em todas as etapas, desde o preparo até a distribuição da alimentação.

“Essa medida é para garantir excelência na prestação do serviço de alimentação para os usuários dos nossos hospitais. Será uma rotina na nossa gestão”, garantiu a secretária de Saúde, Adilma Lucena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A gerente do Núcleo de Área Hospitalar de Grande Porte da CGA (Coordenadoria Geral de Administração) da Sesau, Juliana Monik Bezerra, participou da fiscalização e destacou que a ação é essencial para verificar o cumprimento das normas sanitárias e a conformidade da execução contratual.

“Sou fiscal administrativa da empresa responsável pelo fornecimento e distribuição de alimentação de todas as unidades hospitalares de Roraima. Com o apoio da Vigilância Sanitária do Estado realizamos a inspeção sanitária e o acompanhamento do fluxo de trabalho executado no local, também verificamos o preparo da alimentação e o fluxo executado pela empresa”, disse.

O contrato de fornecimento de alimentação hospitalar está vigente desde 2023 e contempla todas as refeições diárias, incluindo café da manhã para pacientes e acompanhantes, lanche da manhã e da tarde para pacientes, além de almoço e jantar destinados a pacientes, servidores e acompanhantes. Embora não haja um número fixo de refeições, a distribuição é feita conforme a demanda de cada unidade da Capital.

Não foram encontradas falhas

Ainda segundo a Sesau, durante as inspeções, até o momento, não foram encontradas falhas. Juliana reforçou que a denúncia ainda será aferida melhor.

“Observamos que o processo está sendo executado com toda a segurança e a devida qualidade que é esperada, e dessa forma podemos verificar a boa procedência da alimentação fornecida. Diante da circulação nas redes sociais de vídeos que indicaram a alimentação possivelmente estragada, ainda vamos aferir direitinho, porém não identificamos, neste momento, de priori, nenhuma irregularidade na distribuição e no preparo da alimentação”, completou a gerente do Núcleo.

O post Sesau fiscaliza empresa que fornece comida à hospitais após paciente encontrar larva em marmita apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.