Segunda etapa das obras para conectar sistemas de Descoberto e Torto/Santa Maria tem início no sábado (24)

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia neste sábado (24) uma nova etapa nas obras de interligação entre os sistemas de abastecimento de água de Santa Maria e Torto/Descoberto. A iniciativa, que prevê intervenções na adutora instalada na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), tem como objetivo garantir segurança hídrica a diversas regiões do DF, assegurando o fornecimento contínuo mesmo durante os períodos de estiagem.

Com capacidade para transferir até 1.000 litros de água por segundo entre os sistemas, a interligação vai evitar o risco de desabastecimento para milhares de moradores. A obra teve início em abril, com a necessidade de alterações no trânsito nas proximidades do Viaduto Israel Pinheiro, uma das principais vias de ligação entre regiões administrativas.

A primeira fase foi concluída antes do prazo previsto de 60 dias. Agora, com duração estimada de 50 dias, a segunda etapa exige novas mudanças no tráfego, principalmente para motoristas que saem de Vicente Pires rumo ao Plano Piloto. A primeira alça do Viaduto Israel Pinheiro — que dá acesso a Águas Claras — será temporariamente fechada, enquanto a segunda alça — que liga Águas Claras a Taguatinga — será liberada.

Os condutores que desejarem acessar a EPTG ou sua via marginal no sentido Plano Piloto deverão utilizar a segunda alça, seguir pela EPVP e fazer o retorno próximo, já utilizado em dias úteis a partir das 16h30. Duas faixas da via marginal da EPTG, no sentido Plano Piloto, também estarão interditadas. Para quem sai de Taguatinga, o retorno deverá ser feito no Viaduto do Jóquei.

“Essa interligação dos sistemas nos dá muito mais segurança para lidar com períodos de estiagem”, afirmou o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis. “Se um sistema tiver menos água, conseguimos compensar com outro que esteja mais cheio. Isso garante o abastecimento contínuo para milhares de moradores e faz parte das várias ações da Caesb e do governo Ibaneis para melhorar a qualidade de vida da nossa população.”

Com cerca de 18 quilômetros de extensão, a adutora parte do Viaduto de Taguatinga Centro e segue até o reservatório do Cruzeiro, no Eixo Monumental. Quando em plena operação, a estrutura garantirá o abastecimento de localidades mesmo que algum manancial integrante do sistema tenha seu fornecimento interrompido.

As regiões beneficiadas incluem Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way (quadras 1 a 5), Guará, Guará II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, Estrutural, Cidade do Automóvel, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e as colônias agrícolas Águas Claras e Bernardo Sayão.

Com informações da Caesb

Adicionar aos favoritos o Link permanente.