Fernanda Torres recebe Ordem do Mérito Cultural (OMC) pelo filme “Ainda Estou Aqui”

Premiação reuniu estrelas, políticos e emoção com homenagem ao filme premiado Ainda Estou Aqui. Reprodução/Foto: Ricardo Stuckert

Foi babado, emoção e muito prestígio! Na noite desta terça-feira (20/5), o icônico Palácio Gustavo Capanema, no coração do Rio de Janeiro, virou o tapete vermelho da cultura nacional com a volta triunfal da Ordem do Mérito Cultural (OMC) — e não faltou estrela para brilhar nessa noite histórica! 

Entre os grandes homenageados com a Grã-Cruz estavam Fernanda Torres, o diretor Walter Salles e o escritor Marcelo Rubens Paiva, que fizeram bonito (e história!) com o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. Isso mesmo, o Brasil subiu no topo do pódio hollywoodiano — e com razão!

foto 2
Reprodução/Foto: Ricardo Stuckert

Baseado no livro de Rubens Paiva, o longa emociona ao contar a dura e tocante trajetória de sua família após o desaparecimento de Rubens Paiva, ex-deputado torturado e morto na ditadura militar. Lula não poupou elogios e soltou aquela frase de impacto que todo mundo vai repostar: “Resgataram em muitos de nós o orgulho de torcer mais uma vez pelo Brasil.”

E o lacre não parou por aí! O autor ainda recebeu um selo postal em homenagem à sua mãe, Eunice Paiva, entregue das mãos do próprio presidente. Foi choro, aplauso e respeito!

Na plateia estrelada, nomes como Alcione, Alceu Valença, Arlindo Cruz, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Ary Fontoura, Laura Cardoso, Glória Menezes e até a eterna Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, também levaram a Grã-Cruz. Foi tanta lenda junta que dava pra montar uma minissérie só com os bastidores! 

foto 3
Reprodução/Foto: Ricardo Stuckert

Ah! E teve outro motivo de festa: a cerimônia marcou os 40 anos do Ministério da Cultura e celebrou a reabertura do Palácio Capanema, que ficou 10 anos fechado para restauração. Já pode pedir música no Fantástico, né?

Com 112 pessoas e 14 entidades homenageadas (e indicadas por consulta popular, tá?), a noite foi um verdadeiro desfile do que o Brasil tem de melhor: cultura, talento e resistência. Como disse Lula: “Ainda estamos aqui. Atentos, e cada vez mais fortes.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.