Sistema Fecomércio realiza 3ª edição do Povos do Mar em Icapuí fortalecendo a cultura litorânea

De 22 a 25 de maio, Icapuí recebe o Encontro Sesc Povos do Mar. É a terceira edição do circuito itinerante do evento na cidade, reunindo 31 municípios representados por pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos, brincantes e ambientalistas. O evento é gratuito e aberto ao público, e tem o objetivo de promover uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais.

Durante os quatro dias, o público poderá absorver e vivenciar saberes e tradições contempladas nos cinco eixos do Povos do Mar: Sabores, Saberes e Saúde; Feito à Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras e o Dragões do Mar. A programação acontecerá em Icapuí, além de localidades vizinhas como a Praia da Redonda, Ponta Grossa, Requenguela, Barrinha, Córrego do Sal e Peixe Gordo.

“O Povos do Mar é a culminância de um trabalho que o Sesc desenvolve ao longo do ano com diversas comunidades, fortalecendo a cultura e expressões socioculturais do povo cearense. Tornar esse evento itinerante possibilitou uma troca e intercâmbio ainda maior das identidades de cada povo, fazendo com que essa programação se fortaleça e fica a cada ano mais significativa”, destaca o presidente do Sistema Comércio Ceará, Luiz Gastão.

A programação reunirá oficinas, rodas de saberes, vivências, socialização de práticas alimentares e apresentações de grupos tradicionais. Segundo o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão, é um projeto muito importante que está se distribuindo no mapa do Ceará, fortalecendo as comunidades tradicionais e o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e do Senac.

Destaques

A abertura oficial do evento acontece na quinta-feira, 22, a partir das 19h, com o encontro de Caretas e Papangus, na praça Adauto Róseo, em Icapuí, seguido de várias apresentações, como o Boi Paz no Mundo de Sobral e o show do cantor Marcos Lessa, às 21h.

Entre os destaques da sexta-feira, 23, o Encontro Sesc Povos do Mar: 15 anos de conexões pelos verdes mares do Ceará, a partir das 09h, na Casa de Cultura Cores da Vida; e a vivência Tudo que fia, trança e tece, reunindo artesãos de diversas localidades do Estado, na localidade de Peixe Gordo, a partir das 16h.

O sábado, 24, vai ser marcado por várias vivências, como as trilhas Pé Molhado, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Icapuí; e a da Praia da Placa, ambas às 09h; além do Surf Imaginário, a partir das 16h30, na Praia da Redonda, com o professor de surf João Carlos, o Fera do Titanzinho, em Fortaleza. A programação do dia encerra com a apresentação da banda Forró real, na praça Adauto Róseo, a partir das 21h.

No último dia, domingo, 25, o público poderá conferir a vivência Mergulho em Icapuí: intercâmbio e experiências, na praia de Ponta Grossa, a partir das 08h30, além de outras vivências e roda de conversa. Fechando o evento, acontece o momento cultural com apresentação da dança do Coco, reunindo vários representantes de diferentes litorais, às 10h30, além do Toré e Torém Suaçuamussará, às 11h30.

Feira, Dicumê e Desfile

O Povos do Mar também conta com uma programação fixa, que acontecerá nos quatro dias de eventos, como o espaço para exposição e comercialização de produtos e artesanias, a Feira Onde há rede, há renda e o Dicumê, para a socialização de práticas alimentares juntamente com a Casa da Tapioca, com receitas tradicionais desenvolvidas pelas comunidades presentes com a participação do Senac e do Programa Sesc Mesa Brasil.

A consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área da Gastronomia, Vanessa Santos, explica que o Dicumê reúne mestres e mestras das cozinhas tradicionais do Estado, alunos e professores do Senac numa grande troca. “O Povos do Mar reúne muitos quilômetros num lugar só, possibilitando experimentar comida de qualidade feita com embasamento cultural e o Senac participar desse encontro, contribui não somente pra aquisição de conhecimentos e habilidades, mas também para fortalecer uma trilha imensa que começa na produção e termina nos pratos dos consumidores”, pontua.

O Senac também marca presença no desfile Artesanias, que acontece no sábado, 24, a partir das 19h. A consultora dos segmentos de Moda e Beleza do Senac Ceará, Daniele Caldas, explica que a seleção das peças é feita junto com os artesãos, a partir dos trabalhos que eles selecionaram, e no dia do desfile, os modelos são os próprios artesãos, seus familiares e amigos.

Serviço

Encontro Sesc Povos do Mar – Circuito Icapuí

 Data: 22 a 25 de maio

Para conferir a programação completa, clique AQUI

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.