Ministros dos Transportes vai apresentar proposta para o Morro dos Cavalos nos próximos dias

Durante a audiência no Senado, o ministro dos transportes, Renan Filho foi questionado sobre a celeridade da obra no Morro dos Cavalos em Palhoça, pelo senador catarinense, Esperidião Amin (PP-SC).

Amin lembrou que na área da BR-101, na Grande Florianópolis, que compreende o Morro dos Cavalos, existe um parque ambiental. São cerca de mil quilômetros quadrados de extensão e isso dificulta uma obra complexa no local.

Morro dos Cavalos

Esperidião Amin cobra resposta técnica e agilidade na obra do Morro dos Cavalos – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND

Por isso, o senador se dispôs a aceitar uma proposta do governo federal, desde que seja viável e aplicável com agilidade, já que o desejo de uma obra que traga segurança aos usuários se arrasta por décadas.

Em resposta, o ministro Renan afirmou que nos próximos dias deve convidar representantes de Santa Catarina para discutir uma proposta que já está em análise pelo Ministério dos Transportes.

Morro dos Cavalos

Renan Filho prometeu chamar o governo catarinense nos próximos dias para conhecer a nova proposta – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND

Renan Filho destacou que a proposta será mais viável no que diz respeito a questões ambientais e econômica para que o problema seja solucionado em um curto espaço de tempo, já que a reivindicação é antiga.

Paralelo a isso, o TCU (Tribunal de Contas da União) analisa a otimização do contrato com a Arteris, empresa concessionária que administra o trecho da BR-101, na Grande Florianópolis. O prazo para que o Tribunal dê seu parecer é de cerca de quatro meses.

Santa Catarina apresentou proposta para o Morro dos Cavalos

Também existe o projeto encomendado pelo governo do estado que prevê a construção de um contorno pelo Morro dos Cavalos. A obra seria mais barata e mais viável, mas indígenas que vivem na área não aceitam a proposta.

Já o túnel que possui projeto e ficou de fora das obras prioritárias, custaria cerca de R$ 1 bilhão e levaria pelo menos quatro anos para ser executado. Mas a ideia não é a mais apreciada por lideranças regionais que apontam o contorno viário mais inteligente e econômico com custo estimado em R$ 291 milhões.

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