
Árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025. Local em que as mudas haviam sido plantadas
Reprodução
Mudas de ipês roxos plantadas em uma ação do Ministério Público do Estado em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso foram arrancadas após um desencontro de informações sobre a posse do terreno. As 53 árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.
Inicialmente, segundo o MP, a prefeitura afirmou que o terreno em questão pertencia ao município e que havia planos de incorporá-lo ao parque. Por isso, à época, pediu que as mudas fossem plantadas naquela área. No entanto, o verdadeiro proprietário apareceu e realizou a retirada das plantas com autorização da própria prefeitura, de acordo o Ministério Público.
O g1 entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Ainda segundo o Ministério Público, a promotora responsável pelo projeto ‘Em Memória Delas’ informou que deverá representar judicialmente contra os envolvidos na ação, incluindo a gestão municipal.
O MP disse ainda que plantará novas mudas em uma área localizada na Avenida João de Barro. O novo local possui cerca de 1.300 metros, tamanho suficiente para acomodar o plantio em fila dupla de cerca de 500 plantas.
Ipê roxo florido utilizado como símbolo para lembrar as vítimas de feminicidio em MT
MPMT