Nova adutora de água tratada é inaugurada em Santa Quitéria

Nesta quarta-feira (23), o Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), inaugura adutora de água tratada no distrito de Trapiá, comunidade rural operada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), em Santa Quitéria. O novo equipamento tem cerca de 16,2 km de rede e capacidade para beneficiar 1.255 habitantes. O investimento total na obra foi de cerca de R$ 907 mil.

Além da adutora, a Cagece e Sisar também realizaram melhorias e ampliações nos equipamentos de abastecimento de água do local. Essas medidas fazem parte do pacote de ações emergenciais, anunciadas pelo governador Elmano de Freitas, para garantir a continuidade da distribuição de água com qualidade para a população.

A água da nova adutora será captada do açude Araras, localizado no município de Varjota, e enviada para a estação de tratamento de água do local, que foi duplicada para garantir a vazão e pressão necessárias para atender plenamente à população. Além disso, foi construída uma nova estação elevatória de água tratada para bombear a água até os reservatórios de Trapiá.

A cerimônia de inauguração contará com a participação do presidente da Cagece, Neuri Freitas e do prefeito do município, José Braga Barrozo. Também participam do evento representantes políticos, lideranças comunitárias e público em geral.

A gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Alves, detalha a importância do início da operação da adutora. “ As melhorias técnicas implantadas no Sistema de Abastecimento de Água de Trapiá, em Santa Quitéria, representam um avanço significativo na qualidade de água ofertada. A implantação de uma nova adutora de água tratada promoverá acesso à água potável de forma contínua e segura. Este sistema não apenas atende uma necessidade essencial, mas também contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida local, apoiando a saúde pública e o desenvolvimento econômico. A implantação desse sistema é resultado de um esforço conjunto entre a comunidade local, a Cagece, o Sisar, o Instituto Sisar, a Prefeitura Municipal e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)”.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.