

Governo Trump oferece recompensa sobre atuação do Hezbollah no Brasil – Foto: Divulgação/ND
O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, está oferecendo uma recompensa de U$ 10 milhões por informações que levem à interrupção de mecanismos financeiros do grupo Hezbollah na Triplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
O anúncio foi feito pelo programa RPJ (Recompensas pela Justiça), administrado pelo Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos.
Hezbollah no Brasil arrecada recursos para atividades terroristas
Conforme o governo estadunidense, a atuação do Hezbollah no Brasil e na Tríplice Fronteira visa arrecadar recursos financeiros em larga escala para financiar suas atividades. Entre as ações do grupo na região estariam:
- Lavagem de dinheiro por meio de comércios
- Tráfico de narcóticos
- Contrabando de carvão e petróleo
- Comércio ilícito de diamantes
- Contrabando de dinheiro em espécie
- Contrabando de cigarros
- Artigos de luxo
- Falsificação de documentos
- Falsificação de dólares americanos
Segundo o Serviço de Segurança Diplomática, a organização também está ativa em toda América Latina, gerando receitas por meio de outras atividades comerciais legitimas como construção, comércio de importação/exportação e venda de imóveis.
A suspeita é de que ações do Hezbollah no Brasil gerem milhões de dólares que seriam usados para o braço da organização no continente americano. A organização também estaria transferindo os lucros para o Oriente Médio.

Atuação do Hezbollah no Brasil, Argentina e Paraguai seria para financiar atividades terroristas – Foto: Divulgação/Gov. Br/ND
Hezbollah atua na América Latina desde os anos 80
O grupo terrorista já está presente no continente americano desde os anos 80. O Hezbollah foi responsável por um atentado a bomba contra a Associação Mutual Israelita Argentina, em 18 de julho de 1994.
Também é atribuído ao partido fundamentalista libanês os ataques de 1992 à embaixada israelense em Buenos Aires, capital da Argentina, e, em 1994, o bombardeio do voo 00901, do Alas Chiricanas, em Colón, no Panamá.
Informações sobre o Hezbollah no Brasil
O RPJ oferece recompensa em troca de informações sobre:
- Fontes significativas de receita para o Hezbollah
- Contribuições financeiras de doadores e facilitadores financeiros para o Hezbollah
- Transações significativas de instituições financeiras e casas de câmbio que beneficiam o Hezbollah
- Empresas ou investimentos de propriedade, ou controlados pelo Hezbollah, ou por seus financiadores
- Atividade internacional de empresas de fachada ligadas ao Hezbollah envolvidas em transações financeiras em seu nome
- Esquemas criminosos envolvendo membros e apoiadores do Hezbollah, que estão beneficiando financeiramente a organização
- Esquemas financeiros ilícitos do Hezbollah
- Negócios entre instituições financeiras formais e o Hezbollah
- Transferências de financiamento e material pelo Hezbollah para seus representantes e parceiros terroristas e milicianos
- Facilitação das transações do Hezbollah por instituições financeiras ou casas de câmbio
O que é o Hezbollah?

Hezbollah é um grupo terrorista libanês fundado em 1982 – Foto: Divulgação/ND
Criado em 1982 em meio à guerra civil do Líbano, o Hezbollah é um partido político e um grupo militante muçulmano xiita com sede no Líbano. Com alianças com países como Irã e Síria, e em oposição a Israel, e o grupo paramilitar é marcado por sua resistência à influência ocidental no Oriente Médio.