Produtores de Normandia e Cantá poderão devolver embalagens de defensivos agrícolas

recolhimento itinerante
Foto: Inpev

Os produtores rurais de Normandia e Caracaraí e regiões próximas poderão devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas em ação especial que será realizada respectivamente nos dias 20 e 22, terça e quinta-feira.

O evento de Recebimento Itinerante desses materiais ocorrerá das 08h às 12h, na BR 432, ao Lado da casa do Mel em Normandia e no dia 22 das 9h às 15h, na BR-401, na entrada da cidade, no Cantá.

A iniciativa é organizada pelo Sistema Campo Limpo com apoio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação – SEADI, Governo do Estado de Roraima.

“O Recebimento Itinerante é uma forma de levar aos agricultores uma solução prática e eficiente para o descarte correto de embalagens vazias. Com essa ação, reforçamos o compromisso do agro com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O objetivo é facilitar a devolução, além de promover a conscientização”, explica Ana Telma Maia, Coordenadora Regional Institucional do inpEV.

“Essa iniciativa aproxima ainda mais os produtores das boas práticas no campo. Levar o ponto de recebimento até regiões mais distantes facilita a devolução correta e mostra que é possível conciliar produção agrícola com responsabilidade ambiental no dia a dia.” complementa Edilene Araújo, gestora da central de Boa Vista (RR).

Sobre os Recebimentos Itinerantes

Com o Recebimento Itinerante, o Sistema Campo Limpo amplia as soluções para a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, tornando o processo mais acessível em regiões estratégicas para o agronegócio, como Boa Vista. Ao permitir que os agricultores devolvam suas embalagens de maneira simples e eficiente, o programa incentiva práticas sustentáveis e a conservação ambiental.

Cada elo do Sistema Campo Limpo tem papel fundamental nesse processo. Os agricultores devem lavar, inutilizar e armazenar corretamente as embalagens antes da devolução. Os canais de distribuição e cooperativas organizam a logística do Recebimento Itinerante, enquanto o inpEV garante a destinação final adequada, seja por meio da reciclagem ou da incineração. O poder público, por sua vez, fiscaliza o cumprimento da legislação e apoia a iniciativa.

O Brasil é referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Sistema Campo Limpo já destinou corretamente mais de 800 mil toneladas desses materiais desde 2002, consolidando o país como um dos líderes globais em sustentabilidade no setor agropecuário.

O post Produtores de Normandia e Cantá poderão devolver embalagens de defensivos agrícolas apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.