35 anos da Conab em sessão marcada por reconhecimento e compromisso com a segurança alimentar.
A trajetória da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como instrumento para a soberania alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar foi o foco da homenagem pelos seus 35 anos, realizada em sessão solene na manhã desta quarta-feira (14/05), no Congresso Nacional. O evento reuniu parlamentares, representantes do governo federal, dirigentes da estatal, movimentos sociais e organizações internacionais.
O deputado José Airton foi taxativo “Praticamente destruída pelo governo Bolsonaro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) completa 35 anos em 2025 reestruturada pela gestão de Lula. Para marcar a data, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene, em homenagem à companhia e seu papel fundamental na segurança alimentar dos brasileiros” destacou o parlamentar.
Discurso
José Airton afirmou que “o mais recente marco da nova fase da Conab” é a projeção de safra recorde de grãos para o biênio de 2024 e 2025, de mais de 330 milhões de toneladas. Segundo disse, o maior volume já registrado na série histórica.
“Isso significa mais comida na mesa dos brasileiros, mais renda para os produtores e mais força para a economia nacional”, disse o deputado.
CONAB
“Responsável pela formação de estoques reguladores de alimentos, a Cobab desempenha função estratégica para a soberania alimentar do Brasil, protegendo o país de choques externos provocados por crises ou conflitos que ameaçam a produção” lembrou José Airton.
Durante a cerimônia, movimentos sociais também se pronunciaram. Julciane Anzilago, do Movimento de Mulheres Camponesas, lembrou a origem da Conab como fruto da luta pela soberania alimentar e por políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Já o presidente da Associação Nacional dos Empregados da Conab (Asnab), Frederico Cabral de Menezes, defendeu a valorização dos profissionais da Companhia e destacou sua atuação em ações emergenciais e na garantia da segurança alimentar da população.
A sessão contou com a presença de membros da diretoria-executiva da Conab, além de superintendentes regionais que vieram de seus estados para acompanhar a cerimônia no plenário. A solenidade reuniu ainda autoridades do Executivo, representantes diplomáticos e lideranças do setor agrícola. Ao longo dos discursos, foi reiterada a relevância da Conab no abastecimento de alimentos e na execução de políticas públicas para o desenvolvimento do campo e o enfrentamento da fome no Brasil.
Requerimento
O Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE) e os senadores Sérgio Petecão (PSD/AC) e Paulo Paim (PT/RS), autores do requerimento que originou a sessão, ressaltaram a contribuição da Conab para a estabilidade do mercado agrícola, a formação de estoques estratégicos e a execução de políticas voltadas ao setor rural. Ambos defenderam a continuidade do fortalecimento institucional e orçamentário da estatal.
Autor: Da redação com informações/Fotos; Divulgação