

Cidade de London, em Kentucky. – Foto: WXChansing/YouTube/ND
Uma tempestade violenta, acompanhada de tornados, atingiu cidades dos Estados Unidos nas últimas horas, entre a sexta-feira (16) e a madrugada de sábado (17). Estima-se que mais de 20 pessoas tenham morrido. As informações são do MetSul.
O número de vítimas segue sendo monitorado pelas equipes de apoio e resgate e pode aumentar, já que há vários desaparecidos e também regiões cobertas de escombros.
Tornado nos Estados Unidos deixa cidade em escombros
Uma sequência drástica de tempestades com tornados atingiu cidades do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Pelas imagens, registradas por drone e também compartilhadas nas redes sociais, é possível compreender a dimensão da intensidade do tornado.
Várias casas ficaram completamente destruídas, com telhados quebrados, estruturas despedaçadas e um amontoado de itens que, um dia, pertenceram a uma residência.
Vídeo mostra os estragos causados pelo tornado em Kentucky, Estados Unidos
O lugar mais afetado foi o estado de Kentucky, próximo ao Tennessee e à Virgínia, com 14 mortes confirmadas. O governador, Andy Beshear, havia alertado, por um vídeo, em suas redes sociais, a passagem do tornado pela região.
“Precisamos que todos tenham os alertas meteorológicos ligados, pois as quedas de energia são prováveis. Tenham um plano para se abrigar, caso necessário”, disse pela conta do Instagram.
Outras cidades atingidas pelo tornado nos Estados Unidos
Regiões de Missouri, estado próximo de Kentucky, também foram atingidas pelo tornado. Sete mortes foram registradas, sendo cinco na cidade de St. Louis, além de ocorrências de quedas de árvores e bloqueios de vias. As informações são do MetSul.
A prefeita de St. Louis, Cara Spencer, comentou sobre o ocorrido por meio das redes sociais, com uma série de fotos que mostram os danos que destruíram parte das estruturas da cidade.
“A perda de vidas e destruição que St.Louis viveu na tempestade de hoje é horrível, e os meus pensamentos estão com todos cujas vidas foram alteradas hoje”, escreveu pelo Instagram.
Cara Spencer ainda relatou que os socorristas estão em um trabalho intenso para salvar vidas e ajudar quem se feriu, além de oferecer abrigo. A comunidade local também tem feito um trabalho importante.
Ao todo, mais de 800 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em vários estados, segundo informações do MetSul.
O estado de Indiana também registrou ocorrências devido ao forte tornado, com pelo menos seis pessoas feridas e várias casas e estabelecimentos comerciais danificados.
Previsão do tempo para as próximas horas
Segundo o MetSul, há um alerta de uma nova onda de tempestades de grau severo, que podem atingir outras regiões dos Estados Unidos entre este sábado (17) até segunda-feira (19). Existe risco para granizo, ventos fortes e formação de tornados.
*Com informações do portal meteorológico MetSul.