Audiência do papa com cardeal brasileiro discutiu papel da Igreja na COP30

papa leao

ANDRÉ FONTENELLE
ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS)

O papel da Igreja Católica na COP30, cúpula sobre meio ambiente em novembro em Belém, foi o tema da audiência do papa Leão 14 com o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, na quinta-feira (15), no Palácio Apostólico do Vaticano.

Dom Jaime foi recebido na condição de presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), entidade que reúne os bispos das Américas Central e do Sul. Ele também preside a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“A audiência do papa estava focada na COP”, explicou dom Jaime à Folha. “Aquilo que, seja o Celam, seja a CNBB, mas também as conferências episcopais da Ásia, da África, estão fazendo com vistas à celebração da COP: como pensar a presença da Igreja em Belém durante a COP, e os desdobramentos futuros da COP para nós no Brasil”, prosseguiu.

“É um trabalho com empenho, bonito, que as várias entidades envolvidas estão desenvolvendo de forma realmente colaborativa”, acrescentou.

Sobre uma eventual visita de Leão 14 a Belém durante a COP, dom Jaime admitiu que a possibilidade foi ventilada. Um convite formal, porém, é uma questão a ser tratada diretamente entre o governo brasileiro e a Santa Sé.

Nesta sexta (16), durante encontro do papa com o corpo diplomático estrangeiro no Vaticano, o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, convidou Leão 14 para a COP30, em nome do presidente Lula.

Especula-se que o papa possa ir a Belém como escala de uma viagem ao Peru, país com o qual tem forte vínculo, tendo sido missionário, bispo da diocese de Chiclayo e obtido a nacionalidade peruana.

Junto com dom Jaime, participou da audiência com Leão 14 o secretário-geral do Celam, monsenhor Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cusco, no Peru.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.