
A chef Janaína Torres, conhecida pelo seu trabalho no Bar da Dona Onça e A Casa do Porco, foi eleita a melhor chef mulher do mundo em 2024 pelo prestigiado ranking The Worlds 50 Best Restaurants. Seu reconhecimento internacional destaca não apenas sua habilidade culinária, mas também seu ativismo social e sua dedicação à valorização da culinária brasileira.
Janaína Torres está preparando um novo empreendimento gastronômico chamado A Brasileira, o restaurante, previsto para abrir em 2025, terá dois espaços distintos: um dedicado a pratos autorais e outro focado em comidas típicas de mercados e feiras brasileiras, como espetinhos, empadinhas e pastéis de angu feitos com milho crioulo.
Além do restaurante, o projeto incluirá um empório de produtos nacionais, reforçando o compromisso da chef com a valorização da culinária brasileira. Janaína também tem promovido jantares internacionais para divulgar sua gastronomia, levando ingredientes como farinha de mandioca e cachaça para eventos em Singapura, República Dominicana e Colômbia. A chef Janaína Torres confidenciou o que leva em suas viagens, “Eu levo na mala, farinhas de vários produtores de mandioca, de milho crioulo, tucupi, cogumelos e trufas brasileiras, palmitos certificados, pimentas e os extraordinários meles do país, que hoje contamos com mais de 300 tipos de diversas abelhas nativas sem ferrão”.
Durante o período de 20 a 31 de maio, a chef Janaina Torres, seu marido o cineasta Leandro Langoni, viajarão pelos estados do Amapá, Amazonas e Roraima, explorando os Sabores da Amazônia acompanhados pela pesquisadora e jornalista Denise Rohnelt de Araujo e seu filho, Gabriel Araujo, produtor de conteúdo digital .
Em meio à imensidão da Floresta Amazônica, uma jornada gastronômica vai se desenrolar, revelando os segredos e tradições dos povos indígenas, quilombolas e amazônicos, em busca de ingredientes e pratos que compõem a cultura alimentar dessa região que vai levar o grupo por um caminho repleto de sabores autênticos e histórias ancestrais.
Em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, que fica a 850 km de Manaus, onde se inicia a busca dos ingredientes que há séculos fazem parte da dieta dos povos originários. A cidade é conhecida como sendo a mais indígena do Brasil, com uma grande concentração de povos indígenas de diferentes etnias. O município possui uma diversidade cultural rica, com 23 etnias indígenas que se distribuem por diferentes comunidades.
Depois a visita será ao estado de Roraima e a capital Boa Vista que fica no extremo norte do país. Em Roraima, os pratos refletem a influência dos povos indígenas, que preservam tradições culinárias únicas. O beiju de mandioca, ancestral e versátil, o tucupi negro, a damorida, a paçoca de carne de sol, serão alguns dos pratos e ingredientes apresentados para a chef Janaina.
Já no Amapá, a viagem busca a diversidade no prato, os sabores quilombolas da Amazônia e os ingredientes que estão entre o Rio e o Mar. O estado traz consigo uma fusão de influências indígenas e africanas, com receitas que valorizam peixes como o filhote e o camarão, muitas vezes preparados com tucupi e pimentas regionais. Os derivados do açaí são ingredientes que agregam sabor e identidade às criações culinárias. O povo quilombola do Curiaú, por exemplo, mantém vivas tradições gastronômicas que misturam técnicas indígenas e africanas, resultando em pratos vibrantes e saborosos.
Para Janaína essa viagem é um sonho que será realizado, onde ela terá o contato com a parte mais ancestral do nosso país através de uma imersão completa, focada na pesquisa da cultura alimentar. “Os brasileiros precisam conhecer o Brasil, precisamos nos conectar com a nossa ancestralidade para mostrar a nossa identidade cultural ao mundo”.
A culinária amazônica, carregada de ancestralidade e identidade, demonstra como o alimento pode ser um elo entre o passado e o presente, preservando saberes e tradições para as futuras gerações.
Toda a expedição será filmada, fotografada, e os ingredientes selecionados deverão compor os pratos e o mercado do novo restaurante A Brasileira em São Paulo com a chancela da chef Janaina Torres, @janainatorresoficial, @abrasileirasp.
O post Projeto A Brasileira na Amazônia, uma viagem gastronômica pela cultura alimentar indígena e quilombola apareceu primeiro em Folha BV.