Petição contra terapias para pessoas LGBTQ+ na UE se aproxima de um milhão de assinaturas

Uma petição de iniciativa de cidadãos europeus pedindo o fim das terapias de conversão para pessoas LGBTQ+ se aproximou da marca de um milhão de assinaturas nesta sexta-feira(16).

As chamadas terapias de conversão usam métodos para modificar a orientação sexual ou identidade de gênero de pessoas LGBTQ+.

Às 12h00 GMT (9h00 de Brasília) desta sexta-feira, a petição já havia reunido cerca de 950.000 assinaturas, e o total rapidamente se aproximava do apoio necessário.

A ONU já pediu a abolição das terapias, mas, segundo o grupo de defesa desta comunidade ILGA, foram eliminadas em apenas oito dos 27 países do bloco (França, Bélgica, Chipre, Alemanha, Malta, Espanha, Portugal e Grécia).

Neste caso, a petição foi lançada por um estudante francês de 21 anos, Matteo Garguilo.

A petição teve um aumento explosivo de apoio após ser compartilhada nas redes sociais pela popular cantora e compositora belga Angèle e, em seguida, recebeu o apoio do ex-primeiro-ministro francês Gabriel Attal.

Ao atingir um milhão de assinaturas, a Comissão Europeia, braço Executivo da UE, terá que apresentar detalhes de como pretende agir sobre o assunto.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.