
Eleito antecipadamente o próximo presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), o médico Samir Xaud, 41, ganha força para uma candidatura à sucessão do presidente afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com a publicação, Xaud tem o apoio de pelo menos 19 federações.
Inclusive, as entidades, como a do Rio de Janeiro, publicaram um manifesto em que demonstram apoio à construção de uma candidatura a presidência e vice-presidência. Eles também defendem a estabilidade da entidade.
“Precisamos virar a atual página de judicialização e instabilidade que há mais de uma década compromete o bom funcionamento da entidade e o avanço do futebol brasileiro”, diz a carta.
As federações ainda pedem a “renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”. Segundo o jornal, Xaud se encaixa no perfil que os dirigentes buscam.
Por outro lado, a reportagem destaca a resistência interna ao filho de Zeca Xaud (presidente da FRF que deixará o cargo em 2027 após quase 50 anos no cargo). Isso porque Roraima ainda tem pouca relevância no cenário nacional.
Ao jornal, o próprio presidente interventor da CBF, Fernando Sarney, elogiou Samir Xaud. “Não posso dizer que não conheço. É um ótimo nome, gente boa”, disse.
Sarney, assim como Ednaldo, podem ser candidatos – mas o primeiro não vai disputar o pleito. Por outro lado, o mandatário afastado perdeu o apoio que tinha até poucos dias.
Ednaldo Rodrigues foi afastado pelo Tribunal de Justiça do Rio por irregularidades em sua reeleição.
Quem é Samir Xaud

Nascido em Boa Vista no dia 25 de fevereiro de 1984, Samir de Araújo Xaud também é filho da ex-secretária municipal e estadual de Educação, Ilma Xaud, que também já foi vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima). Ele é casado e pai de três filhos.
Na política, disputou duas eleições: ficou com a quarta suplência de deputado estadual pelo PV em 2018 ao receber 2.069 votos e terminou como primeiro suplente de deputado federal pelo MDB com 4.816 votos em 2022.
No futebol, foi goleiro profissional do Atlético Roraima no início da década de 2000 e parou de jogar para priorizar os estudos. Xaud se formou em Medicina (Universidade Nilton Lins-AM) e obteve especialização em Infectologia (Universidade Federal de Roraima) e em Medicina do Esporte (Instituto BWS-SP). Foi diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR). Também é empresário, sendo proprietário de um centro de treinamento multidesportivo.
Nos últimos cinco anos, Samir Xaud passou a prestar serviços ativos como médico dos clubes locais, principalmente o São Raimundo como representante estadual nas competições nacionais.
Em 2023, após a reeleição de seu pai na FRF, o profissional passou a atuar como gestor da entidade e promoveu a reorganização da gestão com foco no Estadual profissional, onde conseguiu atrair mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense, bem como mais público para os jogos da competição.
Samir Xaud prometeu continuar projetos que iniciados por ele como gestor da FRF, promovendo a união de todos os atores envolvidos para que o futebol roraimense esteja “onde merece estar”. Um deles é realizar, no segundo semestre de 2025, campeonatos municipais nas 15 cidades roraimenses, em que os campeões e vice-campeões de cada disputem o Campeonato Intermunicipal.
Xaud já adiantou a previsão de início, a partir do segundo semestre de 2025, das obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, oriundo do legado da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil. A construção do espaço, destinado a formar jogadores de seis a 17 anos, deve custar aproximadamente R$ 6 milhões e terminar em até um ano e meio.
Outro projeto é a aquisição de equipamentos do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em português), com custo aproximado de R$ 400 mil, para atender os estaduais profissional e Sub-20 masculino, e o feminino a partir de 2026. Enquanto a compra não ocorre, a FRF investe na capacitação dos árbitros locais.
O post Próximo presidente da FRF é favorito a suceder Ednaldo na CBF, diz jornal apareceu primeiro em Folha BV.