O Festival Meskla chega à sua terceira edição neste sábado (17), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Em 2024, o evento reuniu mais de 25 mil pessoas com uma mistura potente de rap, trap, funk, cultura urbana e representatividade. Este ano, a expectativa é consolidar o festival como um dos grandes marcos do calendário cultural do Distrito Federal, com um line-up de peso e ativações inéditas.
Entre os destaques da programação está o show inédito de Mano Brown com Djonga, dois gigantes do rap nacional dividindo o palco em uma apresentação exclusiva na capital. Em entrevista ao Jornal de Brasília, Thiago Reis, diretor de criação do Grupo R2, afirmou que o encontro “representa o amadurecimento do festival. São nomes que chancelam a seriedade do nosso trabalho, valorizando um grande legado da nossa cidade para a cultura urbana do país”.

A noite também contará com apresentações de MC Cabelinho, Duquesa, Veigh, Kayblack, Major RD convida Ryu, The Runner, Orochi convida Chefin, Yunk Vino e MC Hariel. A esteira de grandes atrações, segundo Thiago, é um reflexo da evolução do festival e da relação cada vez mais estreita com o público: “A cada ano queremos expandir essas conexões para contribuir com o desenvolvimento da nova geração da cultura de rua como um todo”.
O Meskla também valoriza a cena local com a presença de Negra Flow, Negritah, DJ Ketlen e Isa Marques, reforçando o compromisso do festival com a diversidade e a força das artistas do DF. “Fico muito feliz e me sinto lisonjeada. Acredito muito nas minhas rimas e versos”, afirma Negra Flow. “Esse festival tem um papel fundamental, porque são poucos os grandes eventos que abrem portas para mulheres negras como eu”.

DJ Negritah compartilha do mesmo sentimento: “A cena de Brasília ainda é muito dominada por homens. A gente luta diariamente contra o machismo, e o Meskla vem quebrando essa barreira, incluindo mais mulheres, principalmente negras, o que é incrível”, diz. Para ela, ocupar esse espaço é também resistir com potência: “O que me inspira a continuar é o amor pela música. Saber que posso transformar momentos especiais para as pessoas me motiva”.

Já DJ Ketlen define o evento como “potente, visionário e transformador”. Ao montar o set, ela se conectou com sua própria trajetória: “Pensei no público periférico que me acompanha, foi um processo intuitivo e profundamente ligado à minha história”. Tocar ao lado de outras artistas mulheres, para ela, é uma experiência de afirmação: “Cada performance carrega lutas e conquistas. É sororidade no som, força em frequência alta”.

Isa Marques também celebra a oportunidade de dividir palco com nomes consagrados. “Me preparo com gratidão e respeito. Cada show é uma troca única de energia. Acredito que a música transforma, e estou pronta para essa entrega com meu novo projeto, Sem Volta”, diz. Para a artista, o Meskla é uma plataforma essencial para fortalecer e divulgar a cena do DF: “Ele celebra a diversidade e a riqueza da nossa cultura musical”.

Como nas edições anteriores, o festival contará com dois palcos simultâneos e uma estrutura pensada para oferecer uma experiência vibrante e inclusiva. Além da música, o público poderá conferir a tradicional Batalha de Rima — em parceria com a Batalha da Escada — que terá sua final no palco principal, além de Batalha de Break Dance, tirolesa e uma Galeria Urbana com exposição de arte de rua assinada por artistas visuais de Brasília.
Segundo Thiago Reis, essas iniciativas são essenciais para manter vivo o DNA do Meskla: “Criar um festival com essa temática sem gerar oportunidades reais para quem vive a cultura urbana seria criar um festival sem alma”. Ele ainda ressalta o maior desafio de manter o evento relevante: “Equilibrar o desejo do público por grandes atrações com nosso propósito de apresentar novas expressões artísticas é sempre um desafio. Mas seguimos firmes nesse compromisso”.
Últimos ingressos disponíveis apenas nas plataformas oficiais do Grupo R2, através do site ou aplicativo R2com.vc.
Serviço
Festival Meskla
17 de maio, sábado
Arena BRB Mané Garrincha
Ingressos: @r2com.vc
@festivalmeskla