Médicos acusam Israel de ataques que mataram mais de 100 palestinos em Gaza

palestinian israel conflict

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS)

O papa Leão 14 deu a bênção apostólica ao santuário e aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, durante audiência concedida no Palácio Apostólico do Vaticano ao cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis.

O arcebispo de Aparecida foi o segundo cardeal brasileiro atendido individualmente pelo papa, já que na segunda (12/5) o pontífice esteve com dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

“Foi uma visita de cumprimento ao papa Leão 14”, explicou dom Raymundo Damasceno à Folha. Ele não pôde votar no conclave que elegeu Leão 14 na semana passada, por ter 88 anos, oito a mais que a idade limite. No entanto, participou das congregações dos cardeais, as reuniões preparatórias da cerimônia.

À tarde, o papa recebeu em audiência outro cardeal brasileiro, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Dom Jaime também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

Junto com ele participou da audiência o secretário-geral da Celam, monsenhor Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cusco, no Peru.

Uma audiência do papa com alto simbolismo, nesta quinta, foi a concedida ao arcebispo-maior de Kiev. Sviatoslav Shevchuk reforçou o convite feito a Leão 14 para visitar a Ucrânia. “Acreditamos que a visita do papa pode contribuir para parar a guerra”, disse o arcebispo, chefe da igreja greco-católica ucraniana.

“Estou com o povo ucraniano”, disse o papa. “A Santa Sé continua e continuará a apoiar toda iniciativa e criar as condições necessárias para o diálogo, e apoiará o povo ucraniano neste momento terrível da história.”

O papa teve um encontro, pela manhã, com representantes dos irmãos lassalistas, seguidores da obra educacional de Giovanni Battista de La Salle, reformador do ensino religioso no século 17.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.