Saúde mental dos jovens preocupa, diz IBGE

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que estudantes brasileiros estão apresentando, desde cedo, sinais de sofrimento emocional. O estudo, publicado no portal IBGEduca, reúne informações da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE 2019), da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os dados levantados, destacam-se sentimentos recorrentes como tristeza constante, irritabilidade, sensação de abandono e pensamentos como “a vida não vale a pena”. O levantamento mostra ainda que 10,2% da população brasileira com 18 anos ou mais já recebeu diagnóstico de depressão — o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 8% das crianças e 14% dos adolescentes em todo o mundo convivem com algum tipo de transtorno mental. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também alerta que 50% dos transtornos mentais em adultos têm início antes dos 14 anos, reforçando a urgência de políticas de prevenção e acolhimento emocional ainda na infância e adolescência.

Para o psiquiatra Matheus Souza Steglich, diretor técnico do Instituto São José – Centro de Psiquiatria e Dependência Química, da ViV Saúde Mental e Emocional, os dados são um alerta claro sobre o cenário atual. “A frequência de sentimentos como tristeza constante, irritação e desesperança entre os mais jovens revela um cenário preocupante, que demanda atenção urgente de famílias, escolas, profissionais de saúde e gestores públicos”, afirma o especialista.

Diante do cenário, especialistas defendem ações integradas de saúde mental nas escolas, ampliação do acesso a atendimento psicológico e programas de formação para pais, educadores e profissionais da saúde.

The post Saúde mental dos jovens preocupa, diz IBGE appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.