
Com a ajuda da internet, artesãs de Linhares conseguem vender peças para todo o Brasil. . Artesãs transformam flores, folhas e sementes em biojoias em Linhares
Um grupo de artesãs em Linhares, no Norte do Espírito Santo, encontrou na natureza uma forma criativa e sustentável de gerar renda. Elas transformam folhas, flores e sementes da floresta em biojoias, criando acessórios exclusivos e sustentáveis para vender para todo o país.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Uma das artesãs, Rosiani Gonçalves, contou que o interesse pelo artesanato sustentável surgiu de uma inquietação em contribuir mais com a preservação ambiental, especialmente da região onde ela vive.
“Por onde eu ando, o que eu vejo que dá para fazer algum tipo de biojoia, eu pego e faço”, disse ela.
Artesanato sustentável gera renda para mulheres do ES
Douglas Silva
Para tornar a produção ainda mais ecológica, ela opta por insumos que são mais naturais possíveis, como fios encerados. Ao invés de usar corantes químicos, ela tinge alguns materiais, como as folhas, usando produtos naturais, como a casca de laranja.
O resultado são peças únicas e artesanais, diferentes da produção industrial em larga escala.
“É uma tendência. Tem um grande valor. É totalmente diferente de você comprar um produto que foi colocado em uma máquina de onde saem duzentas, trezentas peças”, afirmou ela.
A artesã Rosiani Gonçalves encontra matéria prima no quintal de casa
Douglas Sousa
O artesanato, especialmente o produzido por mulheres, tem uma história ancestral no Brasil. Esse tipo de trabalho, que também mistura arte, era feito por elas em tempos em que não lhes era dado o direito de trabalhar fora.
Ainda hoje, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas representam quase 80% do total de artesãos no país.
Na casa de Alcione Amorim o artesanato é principal fonte de renda.
“A gente tem a possibilidade de reciclar, reaproveitar todas essas coisas e de uma maneira tão linda. Fica muito bonita uma flor desidratada”, disse a artesã.
Biojoias são vendidas para todo Brasil pela internet
Douglas Sousa
Com a divulgação do trabalho nas redes sociais, Alcione tem conseguido reconhecimento e mais clientes.
“Recebi até uma encomenda do Ceará. A pessoa quer algo que só encontra aqui”, contou Rosiane, celebrando a valorização do artesanato local.
As biojoias produzidas em Linhares são um exemplo de como é possível unir criatividade, sustentabilidade e história para gerar renda.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo